26.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Cultura piçarrense perde Tide Bittencourt aos 81 anos

Ouça a Matéria

A cultura piçarrense perdeu na noite desta quarta-feira, 8 de novembro de 2023, Alcides Antero Bittencourt – popularmente conhecido por Tide. Aos 81 anos, o funcionário público aposentado e carnavalesco de coração, comandou por anos a folia de rua dos carnavais na principal avenida de Balneário Piçarras com a alegre escola de samba Unidos das Ilhas Itacolomi.

Tide foi homenageado no carnaval piçarrense deste ano

O velório começa às 9h desta quinta-feira, 9, no Cemitério Municipal Jardim das Azaleias. Seu enterro está previsto para amanhã, também às 9h. Se Tide faleceu decorrente a problemas pulmonares. Ele foi caminhoneiro e se aposentou como funcionário público em Balneário Piçarras, sendo motorista do ex-prefeito Umberto Teixeira (Progressistas).

Tide sempre participou nos blocos e foi um dos fundadores e o segundo presidente da 1ª Escola de Samba da cidade, Unidos das Ilhas Itacolomi, que permaneceu em atividades no período de 2002 até 2008. Esse ano, a Fundação Cultural de Balneário Piçarras criou o Troféu Tide Bittencourt durante o concurso de blocos carnavalescos.

“Ele trouxe junto de seus amigos o primeiro Bloco dos Sujos para Piçarras e sempre se orgulhou de levar o bloco a sério imitando a forma das mulheres se vestir e não ‘avacalhando’ sobre o assunto. Segundo ele as mulheres são muito belas para serem representadas de qualquer maneira. O Carnaval era uma grande paixão, se orgulhava de estar sempre rodeado da família e dos amigos”, definiu a neta, Julia Bittencourt Sedrez.

Unidos das Ilhas Itacolomi abrilhantava a Avenida Nereu Ramos – Foto, Felipe Franco

Segundo a neta, antes de calar a voz no leito do hospital, denotou o amor pela família que deixa enlutada: a esposa, três filhos, dois genros, uma nora, oito netos e quatro bisnetos. “Antes de parar de falar no Hospital, fez questão de dizer várias vezes que ele amava muito a família e situou o nome de cada um, pedindo para transmitir para cada um as palavras”, acrescentou Julia.

Sua esposa, Osmarina Bittencourt – com quem completaria 60 anos de casado este mês – também está adoecida. “A vó está internada desde o ano passado devido ao Alzheimer, em estágio avançado. Acreditamos que foi um dos motivos para ele se entregar, pois desde a internação ele não via mais a vida da mesma forma”, encerrou a neta.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você