A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que uma microexplosão ocasionou a destruição na cidade de São João do Itaperiú – na tarde deste domingo, 26. “Os temporais foram provocados por uma frente fria em alto mar associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica”, detalhou Nota Meteorológica do órgão. A região rural de Barra Velha também foi atingida. Ventos foram de quase 110km/h.
A confirmação foi possível “através das imagens do satélite Goes 16 e do radar meteorológico de Lontras, foi possível identificar o padrão associado a super-células e a microexplosão. O fenômeno natural é caracterizado pela rapidez e intensidade dos ventos, visto que a tempestade passou por São João do Itaperiú entre 14h45 e 15h, deixando um rastro de destruição.
“Avaliando as imagens do radar meteorológico de Lontras, verifica-se que o vento estimado pelo radar às 14h49min chegou a 108km/h”, confirmou relatório da Defesa Civil, assinado pelos meteorologistas Francine Gomes Sacco, Ana Luiza Dors Wilke e Murilo Fretta José – o chefe do setor.
Dados da Defesa Civil do Estado, com base em medidor de velocidade de vento em uma estação hidrometeorológica de Balneário Barra do Sul, pontuam ainda a velocidade de 75km/h no momento em que a tempestade avançava sentido São João do Itaperiú e Barra Velha.
Enormes árvores foram arrancadas do solo, prédios – públicos e privados – e residências foram destalhados. A Igreja Matriz de São João Batista, construída em 1916 e reforme em 1945, teve a cobertura totalmente destruída e seu interior encharcado pela torrencial chuva. Em Barra Velha, um parque aquático registrou queda de árvores e estruturas da sede.
O prefeito, Clézio Fortunato (MDB), vai decretar situação de emergência nas próximas horas desta segunda-feira, 27.
[…] João do Itaperiú, Clézio Fortunato (MDB), decretou, no final da manhã desta segunda-feira, 27, situação de emergência após a microexplosão que deixou um rastro de destruição no município. O documento, com validade de 30 dias, busca […]
[…] estima que o setor agrícola tenha sofrido um prejuízo financeiro na ordem de R$ 10 milhões após a microexplosão de domingo, 26, e que resultou em ventos na casa de 108km/h. O governador, Jorginho Mello (PL), esteve na cidade […]