21.8 C
Piçarras
sábado 9 de dezembro de 2023


Doze cães em situação de maus-tratos são resgatados; mulher é presa pela Polícia

A mulher mantinha os animais nessas condições – em uma residência invadida no bairro de Armação

Ouça a matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) e a Polícia Militar de Penha (PMSC) resgataram nesta quarta-feira, 4, um total de doze cães que eram mantidos em situação de maus-tratos. A mulher que mantinha os animais nessas condições – em uma residência invadida no bairro de Armação – foi presa pelos policiais. Voluntários protetores dos animais também auxiliaram na ação.

Cães estavam presos na porta da residência

“Infelizmente é uma situação bastante delicada, por envolve uma mulher também em situação de rua e que ocupava casas abandonadas para sobreviver. Ela mantinha esses dozes animais em péssimas condições, muitos – inclusive – eram agressivos e brigavam constantemente entre si”, detalha o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco.

Os animais foram recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura, o Grupo Operações Resgate (GOR), e posteriormente serão colocados para adoção responsável. “É importante que sejam adoções responsáveis, para que os animais voltem a ter um lar e receber o carinho que merecem”, pontua o superintendente.

A mulher foi levada à Delegacia e possivelmente responderá pelo crime de maus-tratos a animais – com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. “As investigações e um possivelmente indiciamento caberão às autoridades de segurança”, encerra Everaldo.

SERVIÇO

Em outubro passado, o IMAP implantou o serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidente, além do recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos. Há um número específico para chamados: o (47) 9 9651.9961.

O serviço de fiscalização de maus tratos, resgate de animais domésticos, vítimas de maus tratos, acidentados ou doentes funcionará 24h, 7 dias por semana.

O convênio firmado também renderá 150 castrações mensais (cães e gatos). Outra questão formalizada pelo Termo de Credenciamento, assinado pelo prefeito Aquiles da Costa, é o atendimento veterinário em forma de UBS, no Pet Container, ao longo de 6 horas diárias.

“Graças à legislação que enviamos para o parlamento municipal, foi possível formalizar esse Termo de Credenciamento e oferecer essa gama de serviços tão essenciais à causa animal”, reforçou o prefeito, Aquiles da Costa. A Lei Municipal 3.298/2022 foi sancionada pelo gestor municipal em janeiro deste ano, momento em que passou a ter validade na cidade.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

1 COMENTÁRIO

Os comentários estão fechados

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você