15 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Empresa inicia cadastro dos bilhetes eletrônicos do transporte público gratuito de Balneário Piçarras

A iniciativa visa ainda melhorar a qualidade do sistema e garantir que os horários e rotas atendam aos interesses dos passageiros

Ouça a Matéria

A BRT Piçarras, empresa que realiza o transporte público interbairros de Balneário Piçarras, iniciou o cadastro da bilhetagem eletrônica. A passagem é gratuita para os moradores que fizerem o cadastro na sede da Prefeitura. Para isso, basta levar o RG, comprovante de residência e atestado de matrícula em caso de estudantes, ou o laudo médico em caso de deficiência ou doença.

SAIBA TUDO SOBRE O TRANSPORTE INTERBAIRROS GRATUITO

O cadastro e foto são feitos na hora, não é necessária a entrega de foto 3×4 e o morador já sai com o cartão em mãos (a partir de quarta-feira, 9). Em caso de perda ou dano do cartão por responsabilidade do beneficiado, a empresa cobrará uma taxa; já, se for erro de fabricação, não haverá cobrança de taxa.

Secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto, comenta sobre o cadastramento da bilhetagem eletrônica

O setor de cadastro da Prefeitura atende das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Serão emitidos o Cartão Comum (Amarelo), Cartão PcD (Vermelho), Cartão Sênior (Verde) e Cartão Estudante (Azul). A utilização dos cartões começa no dia 21 de agosto e o embarque sem Cartão Cidadão será permitido somente até 30 de setembro.

O cadastramento também possibilitará à prefeitura conhecer o perfil dos usuários, identificar as demandas de transporte e ajustar as linhas e horários de acordo com as necessidades da população. A iniciativa visa melhorar a qualidade do sistema e garantir que os horários e rotas atendam aos interesses dos passageiros.

Serviço foi implantado no mês de junho – Foto, PMBP

O transporte coletivo iniciou a operação no dia 21 de junho e o governo municipal anunciou no dia 1º de agosto a gratuidade do serviço pelo prazo do contrato assinado pela prefeitura e BRT Piçarras, que é de 12 meses.

O serviço é executado pela BRT Curitiba Transportes Coletivos (BRT Piçarras). A empresa venceu o certame no valor de R$ 1.518.372,60, após a primeira colocada ser desclassificada por descumprimentos de alguns requisitos do edital. O início dos serviços também cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Estado (MPSC) e a Prefeitura, em setembro passado – com prazo até 1º de julho.

DECRETO

A prefeitura publicou na última segunda-feira, 7 o Decreto 705/2023, que regulamenta e disciplina o sistema de bilhetagem eletrônica no serviço público de transporte coletivo de passageiros de Balneário Piçarras. O decreto apresenta as regras e as condições para que os moradores tenham acesso à gratuidade.


Novos pontos de ônibus em Balneário Piçarras refletem parceria entre setor público e privado

Balneário Piçarras está dando outro passo no aprimoramento da infraestrutura urbana, com a instalação de quatro novos pontos de ônibus. A iniciativa da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) reflete uma parceria pioneira entre o setor público e empresas privadas que estão se estabelecendo na região.

Os novos abrigos de ônibus, inseridos nas principais vias da cidade, trazem uma nova abordagem no atendimento ao transporte coletivo e escolar. A Avenida Getúlio Vargas (1/Centro), Avenida Emanoel Pinto (2/Centro) e a Avenida Nereu Ramos, no bairro Itacolomi, são os locais contemplados. Com a inclusão destes abrigos, a cidade já soma um total de seis novos pontos de ônibus, todos seguindo o modelo público/privado desenvolvido pela Seplan.

Secretário Morimoto fala sobre os novos pontos de ônibus

De acordo com o Secretário de Planejamento Urbano de Balneário Piçarras, Rodrigo Meirinho Morimoto, a instalação dos seis abrigos não gerou custos os cofres públicos. As empresas que estão se estabelecendo no município estão financiando esses abrigos como parte das medidas de mitigação dos respectivos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV).

Quatro novos abrigos de ônibus estão nas principais vias da cidade – Foto PMBP

Em novembro de 2022, a Seplan instalou dois pontos no modelo desenvolvido pelo planejamento: uma na Emanoel Pinto e outro na Nereu Ramos. Os abrigos foram patrocinados por quatro construtoras da cidade. Segundo o secretário Morimoto, a Seplan planeja instalar mais 10 pontos, chegando a 16 os abrigos custeados pela iniciativa privada.

De acordo com o Plano Diretor de Balneário Piçarras, novos empreendimentos precisam de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), como forma de avaliar aumento de demanda populacional e de serviços públicos, conforme o índice habitacional de cada empreendimento. É no escopo do EIV que essas construtoras firmaram parceria com o Planejamento na produção dos pontos de ônibus.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você