25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Escoteiros do Banden Powell conhecem o projeto “Quem Ama, Deixa Voar”

Ouça a Matéria

Escoteiros do grupo Baden Powell, de Balneário Piçarras, estiveram na manhã do último sábado, 25, na sede da ONG SelvAge Mata Atlântica, cravada na preservada morraria do Quininho do interior piçarrense. Na ocasião, eles puderam conhecer melhor o projeto que busca enaltecer o canto dos passos com sua liberdade: “Quem Ama, Deixa Voar”.

A proposta consiste na entrega voluntária de pássaros e gaiolas, para que – após análise clínica – eles possam ser devolvidos ao habitat natural. As gaiolas são transformadas em adornos decorativos. “Assim, os juvenis puderam soltar a imaginação e transformaram gaiolas em comedouro de pássaros, suporte de suculentas e espaço para livros de leitura”, conta um dos chefes do grupo, Wagner Borges Figueredo.

Em maio deste ano, a ONG aderiu ao projeto, que foi criado pelo Instituto Alouatta, na Treviso, em 2015. “A manutenção de aves em gaiolas é uma realidade aqui na nossa região. O foco desse projeto é conscientizar as pessoas, as crianças, que lugar de passarinho é solto, é na natureza. É essencial que todos tenham essa consciência. Balneário Piçarras tem uma zona de mata preservada muito intensa e é lá o lugar dessas aves”, explica a bióloga da ONG, Patrícia Cuadrado.

Segundo Patrícia, “os animais mantidos em cativeiro quem forem entregues voluntariamente ficarão de responsabilidade do Grupo de Operações de Resgate (GOR) para avaliação, quarentena ou reabilitação, se necessário, para posterior soltura na natureza”. A entrega pode ocorrer na sede ONG SelvAge Mata Atlântica – localizada na Estrada Geral Morro Alto. O telefone de contato é o (47) 9 9193-8855.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você