14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Ex-vereador de Balneário Piçarras, Paulo Arildo Schlögl, morre aos 81 anos de idade

Paulo Schlögl partiu por volta das 18h25, em casa, junto aos familiares – informou o filho Paulo Sérgio.

Ouça a Matéria

Faleceu no início da noite desta quinta-feira, 22, o ex-vereador e membro imortal da Academia de Letras Seccional de Balneário Piçarras, Paulo Arildo Schlögl – aos 81 anos de idade – vitimado por uma leucemia mieloide crônica. Seu velório ocorre nesta sexta-feira, 23, das 9h às 16h, no Cemitério Jardim Municipal de Balneário Piçarras.

“Integridade e um olhar ao próximo, e a está cidade que sempre amou”

PAULO SÉRGIO, FILHO

Paulo partiu por volta das 18h25, em casa, junto aos familiares – informou o filho Paulo Sérgio. Para o filho, os maiores ensinamentos deixados pelo pai à Família Schlögl foram “de integridade e um olhar ao próximo, e a está cidade que sempre amou”.

Paulo Schlögl esteve como vereador por Balneário Piçarras nas gestões de 1983 a 1988 e de 1989 até 1992. Nas eleições de 1982, filiado pelo MDB, foi o mais bem votado, com 207 votos. Migrou para o PFL no pleito seguinte. Esteve por duas vezes como presidente do parlamento, porém desistiu da política por não concordar com o modo que ela era desenvolvida.

Com talento nato para a escrita, possui quatro livros publicados – sendo três de poesia. O último deles, lançado em 2017, “O anoitecer da vida”. A obra é uma coletânea com 104 poesias de autoria do piçarrense. “Quando anoitecer, chegado a hora, quero a companhia das estrelas iluminando o meu adormecer. Se um dia a minha alma regressar, quero a estrela da manhã para iluminar minha nova vida e o sol para aquecê-la” definiu o escritor sobre o termo anoitecer. Também participou em antologias da academia.

A cadeira de número 19 da Academia de Letras piçarrense pertence a Paulo – Foto, Giro Urbano

A presidente da Academia piçarrense, Susan Corrêa, manifestou pesar por sua partida. “A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Balneário Piçarras lamenta a partida do membro imortal Paulo Arildo Schlögl.  Como escritor e poeta, que ocupava a cadeira n.19, nos deixa 6 obras literárias e diversas coletâneas.  Sr. Paulo fará muita falta como companheiro na literatura catarinense, agradecemos pelos bons momentos vivenciados e celebramos suas obras.  Nosso mais profundo pesar a família enlutada”.

Escreveu também “Retrato de Mãe”, “Fragmentos Sociais – Cultura Política: exclusão social, capital político, capital social e capital humano eturismo de massa” e “A Minha Última Cavalgada – Amor eterno de um coração apaixonado”. Em 5 de novembro de 2016, aceito o convite e assumiu o compromisso de fazer parte da Academia de Letras do Brasil Seccional Balneário Piçarras, ocupa a cadeira de número 19 e tem como patrono o médico, Escritor e Professor, Moacir Jaime Scliar.

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), usou suas redes sociais para se solidarizar com os familiares: “Paulo foi um cidadão honrado da nossa cidade, sempre trabalhando em prol da nossa comunidade. Reforço meus sentimentos à família enlutada e decreto luto por três dias em nossa cidade. Que a família tenha conforto neste momento de tristeza”.

PAULO ARILDO SCHLÖGL

Paulo era filho de Ervino Schlögl e de Adelaide de Souza Schlögl. Nasceu em Agudos do Sul (PR) no dia 20 de fevereiro de 1942, casado com Cleonice Mello, tem dois filhos, Paulo Sérgio e Alessandro e duas netas: Raissa e Brenda.

Autodidata, exercendo a profissão de Contabilista na cidade de Alto Paraná (PR) foi contador de empresas e da Prefeitura Municipal daquela cidade. Foi subcontador do Bancial, agência também em Alto Paraná. Fez o supletivo e formou-se em Técnico em Contabilidade, depois formou-se em Ciência Política na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Fez Pós-Graduação em Consultoria Empresarial, especializou-se em Administração Pública, especialista em Gestão de Empresa Moderna, pelo Instituto de Estudos Avançados em apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade. Era proprietário e responsável técnico do tradicional Escritório São Paulo de Contabilidade.

Foi condecorado com a Comenda Gran Cruz Mérito Contábil, expedido pela Sociedade Nacional do Mérito Cívico, em 21 de abril de 2001, em Brasília (DF)

4 COMENTÁRIOS

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Sérgio Schlogl
Paulo Sérgio Schlogl
11 meses atrás

Muito agradecido pela lembrança do jornal, academia de letras e do prefeito.

Ana
Ana
11 meses atrás

Que descanse en paz

MARILEI MERI SCHLÖEGL FIANCO
MARILEI MERI SCHLÖEGL FIANCO
11 meses atrás

Estamos muito triste!! Mais uma grande perda!!
Nossas referências estão partindo e nós estamos passando a ser referência para os mais jovens de nossa família!!
Nesse momento o sentimento é de GRATIDÃO ao nosso VALENTE!!
GRATIDÃO pela vida!! GRATIDÃO pelas lições da vida!!
ORGULHO de fazer parte dessa família!!
Meu QUERIDO TIO E COMPADRE, vá em PAZ!!
🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Raíssa Schlogl
Raíssa Schlogl
11 meses atrás

Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer, conviver, e ser amada por um ser tão maravilhoso quanto o meu avô Paulo. Ficará sempre em nossas lembranças, e nos nossos corações. Descanse em paz, sua missão foi cumprida. Muito orgulho e admiração. Sempre me ensinando princípios, a buscar evolução pessoal e profissional. Meu eterno anjo protetor.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você