23 C
Piçarras
sexta-feira 8 de dezembro de 2023


Ex-vereador de Balneário Piçarras, Paulo Arildo Schlögl, morre aos 81 anos de idade

Paulo Schlögl partiu por volta das 18h25, em casa, junto aos familiares – informou o filho Paulo Sérgio.

Ouça a matéria

Faleceu no início da noite desta quinta-feira, 22, o ex-vereador e membro imortal da Academia de Letras Seccional de Balneário Piçarras, Paulo Arildo Schlögl – aos 81 anos de idade – vitimado por uma leucemia mieloide crônica. Seu velório ocorre nesta sexta-feira, 23, das 9h às 16h, no Cemitério Jardim Municipal de Balneário Piçarras.

“Integridade e um olhar ao próximo, e a está cidade que sempre amou”

PAULO SÉRGIO, FILHO

Paulo partiu por volta das 18h25, em casa, junto aos familiares – informou o filho Paulo Sérgio. Para o filho, os maiores ensinamentos deixados pelo pai à Família Schlögl foram “de integridade e um olhar ao próximo, e a está cidade que sempre amou”.

Paulo Schlögl esteve como vereador por Balneário Piçarras nas gestões de 1983 a 1988 e de 1989 até 1992. Nas eleições de 1982, filiado pelo MDB, foi o mais bem votado, com 207 votos. Migrou para o PFL no pleito seguinte. Esteve por duas vezes como presidente do parlamento, porém desistiu da política por não concordar com o modo que ela era desenvolvida.

Com talento nato para a escrita, possui quatro livros publicados – sendo três de poesia. O último deles, lançado em 2017, “O anoitecer da vida”. A obra é uma coletânea com 104 poesias de autoria do piçarrense. “Quando anoitecer, chegado a hora, quero a companhia das estrelas iluminando o meu adormecer. Se um dia a minha alma regressar, quero a estrela da manhã para iluminar minha nova vida e o sol para aquecê-la” definiu o escritor sobre o termo anoitecer. Também participou em antologias da academia.

A cadeira de número 19 da Academia de Letras piçarrense pertence a Paulo – Foto, Giro Urbano

A presidente da Academia piçarrense, Susan Corrêa, manifestou pesar por sua partida. “A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Balneário Piçarras lamenta a partida do membro imortal Paulo Arildo Schlögl.  Como escritor e poeta, que ocupava a cadeira n.19, nos deixa 6 obras literárias e diversas coletâneas.  Sr. Paulo fará muita falta como companheiro na literatura catarinense, agradecemos pelos bons momentos vivenciados e celebramos suas obras.  Nosso mais profundo pesar a família enlutada”.

Escreveu também “Retrato de Mãe”, “Fragmentos Sociais – Cultura Política: exclusão social, capital político, capital social e capital humano eturismo de massa” e “A Minha Última Cavalgada – Amor eterno de um coração apaixonado”. Em 5 de novembro de 2016, aceito o convite e assumiu o compromisso de fazer parte da Academia de Letras do Brasil Seccional Balneário Piçarras, ocupa a cadeira de número 19 e tem como patrono o médico, Escritor e Professor, Moacir Jaime Scliar.

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), usou suas redes sociais para se solidarizar com os familiares: “Paulo foi um cidadão honrado da nossa cidade, sempre trabalhando em prol da nossa comunidade. Reforço meus sentimentos à família enlutada e decreto luto por três dias em nossa cidade. Que a família tenha conforto neste momento de tristeza”.

PAULO ARILDO SCHLÖGL

Paulo era filho de Ervino Schlögl e de Adelaide de Souza Schlögl. Nasceu em Agudos do Sul (PR) no dia 20 de fevereiro de 1942, casado com Cleonice Mello, tem dois filhos, Paulo Sérgio e Alessandro e duas netas: Raissa e Brenda.

Autodidata, exercendo a profissão de Contabilista na cidade de Alto Paraná (PR) foi contador de empresas e da Prefeitura Municipal daquela cidade. Foi subcontador do Bancial, agência também em Alto Paraná. Fez o supletivo e formou-se em Técnico em Contabilidade, depois formou-se em Ciência Política na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Fez Pós-Graduação em Consultoria Empresarial, especializou-se em Administração Pública, especialista em Gestão de Empresa Moderna, pelo Instituto de Estudos Avançados em apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade. Era proprietário e responsável técnico do tradicional Escritório São Paulo de Contabilidade.

Foi condecorado com a Comenda Gran Cruz Mérito Contábil, expedido pela Sociedade Nacional do Mérito Cívico, em 21 de abril de 2001, em Brasília (DF)

4 COMENTÁRIOS

  1. Estamos muito triste!! Mais uma grande perda!!
    Nossas referências estão partindo e nós estamos passando a ser referência para os mais jovens de nossa família!!
    Nesse momento o sentimento é de GRATIDÃO ao nosso VALENTE!!
    GRATIDÃO pela vida!! GRATIDÃO pelas lições da vida!!
    ORGULHO de fazer parte dessa família!!
    Meu QUERIDO TIO E COMPADRE, vá em PAZ!!
    🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  2. Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer, conviver, e ser amada por um ser tão maravilhoso quanto o meu avô Paulo. Ficará sempre em nossas lembranças, e nos nossos corações. Descanse em paz, sua missão foi cumprida. Muito orgulho e admiração. Sempre me ensinando princípios, a buscar evolução pessoal e profissional. Meu eterno anjo protetor.

Os comentários estão fechados

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você