22.8 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Galeria de Navegantes recebe exposição de esculturas de Jorge Schröder

A exposição vai até o dia 8 de setembro, com entrada gratuita e horário de visitação das 7h às 21h30

Ouça a Matéria

A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Navegantes, junto a Fundação Cultural, recebe neste mês de agosto, a partir do dia 10, uma exposição intitulada “Devolução da Forma”, com esculturas do renomado artista Jorge Schröder, residente em Balneário Camboriú e que possui obras expostas em diversos países.

A exposição vai até o dia 8 de setembro, com entrada gratuita e horário de visitação das 7h às 21h30. A Galeria Élson Renato dos Santos fica no piso superior do CIC de Navegantes, localizado na Rua Maria Leonor da Cunha, n° 432, no Centro, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. A curadoria da exposição é de Rodrigo Carvalho Miranda e Nivaldo Kloppel.


A exposição é uma coletiva de trabalhos realizados em diferentes momentos de sua trajetória, utilizando materiais e técnicas distintas, sempre na busca da essência material que se quer revelar. Algumas esculturas trabalham a experiência corporal e sinuosa, outras propõem a ideia de fluxo, deslocamento, outras peso e equilíbrio.

De acordo com o artista, estão presentes também nessa exposição uma pequena mostra de estudos feitos antes e após a realização de esculturas, na busca de revelar dentro da densidade dos elementos de sua obra, a leveza que a forma traz e nos revela.

LARGO DOS NAVEGANTES

Neste mês de agosto, o município inaugura próximo ao aeroporto o espaço “Largo dos Navegantes”, um monumento em comemoração ao jubileu de 60 anos de sua emancipação. O Largo conta com a escultura “Encontro do rio e mar, navegar”, assinada por Jorge Schröder. “Esta escultura representa a grandiosidade das águas que elas banham com a leveza de um de seus maiores símbolos de prosperidade. Sem limites, mas com horizontes”, destaca o artista.

Sobre o escultor

Jorge Schröder começou a trabalhar com esculturas na década de 80 e, além de escultor, é Designer Técnico Mobiliário, bacharel em Design Industrial, condecorado com a medalha de Mérito Cultural Comenda Cruz e Souza, em 2021. Representou o Brasil realizando esculturas em 25 simpósios internacionais de 19 países diferentes da Europa, Ásia, América do Sul e América Central, possuindo uma trajetória ímpar e de sucesso.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você