16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Gilberto Gil é o primeiro show confirmado no 25º Festival de Música de Itajaí

Ouça a Matéria

O cantor, compositor e músico Gilberto Gil apresentará seus maiores sucessos em um show gratuito no dia 06 de setembro, véspera de feriado, às 20h30, no Centreventos. Ele é a primeira atração nacional confirmada do 25º Festival de Música de Itajaí, evento consagrado nacionalmente, que acontece de 01 a 08 de setembro, com 27 oficinas e mais de 20 shows. A programação do evento é 100% gratuita.


No palco, acompanhando Gil estarão os filhos Bem Gil (guitarras/direção musical) e Nara Gil (vocal). Além deles, integram a banda Danilo Andrade (teclados), Guilherme Lirio (baixo), Marcelo Costa (bateria/percussão) e Mestrinho (sanfona/vocal).

O 25º Festival de Música de Itajaí será de 01 a 08 de setembro e terá mais de 20 shows e apresentações de rua com atrações de abrangência local, estadual e nacional, além de 27 oficinas de formação.

Trata-se de uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí. A programação completa do festival será divulgada em breve.


GILBERTO GIL

A carreira de Gilberto Gil começou no acordeom, ainda nos anos 50. Inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio, pelas procissões na porta de casa. Depois, influenciado pela bossa nova, o músico deixa de lado o acordeom e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica, que abriga as harmonias particulares da sua obra até hoje. Suas canções desde cedo retratavam seu país e sua musicalidade tomou formas rítmicas e melódicas muito pessoais.

Em 1963, ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, Gil inicia uma parceria e um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. A chamada Tropicália ou Movimento Tropicalista envolveu artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão, entre outros.

Hoje, Gil tem quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com nove Grammys. Entre LPS, CDs e DVDs, estão Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros.

Sempre disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gil é presença confirmada anualmente nos maiores festivais e teatros da Europa. Também realizou diversas turnês pelas Américas, Ásia, África e Oceania. Ele tem um público cativo em seus shows no exterior desde suas primeiras apresentações internacionais em 1971.

Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam, entre outros, de Artista da Paz pela UNESCO em 1999, Embaixador da FAO. Também recebeu condecorações e prêmios diversos, como Légion d’ Honneur da França e Sweden’s Polar Music Prize. O reconhecimento de sua vida e obra mais recente veio por meio da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de número 20. Ambos os títulos recebidos em 2021.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você