24 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Grupo de Luiz Alves conquista inédito 3º lugar no 40º Festival de Danças de Joinville

Com a coreografia coletiva, “Zuckerrohrernte - Colheita da Cana”, o grupo luizalvense conquistou a nota final de 9,37 na categoria Danças Populares Internacionais

Ouça a Matéria

“Fez nosso coração explodir de alegria”, define a coreógrafa do Ballet da Associação Esportiva e Cultural Luiz Alves (AECLA), Giovana Hostert, que na noite desta segunda-feira, 24, conquistou o inédito e histórico terceiro lugar na categoria Danças Populares Internacionais do 40º Festival de Dança de Joinville. Com a coreografia coletiva, “Zuckerrohrernte – Colheita da Cana”, o grupo luizalvense conquistou a nota final de 9,37 e cravou seu nome no maior festival de danças do mundo.

O Ballet AECLA subiu ao palco com seus 26 bailarinos e apresentou a coreografia criada por Giovana. “Estar no palco principal do maior festival de dança do mundo já nos orgulhou muito e conquistar o terceiro lugar na categoria Danças Populares Internacionais – Conjunto Junior fez nosso coração explodir de alegria. Esse título vale muito mais do que qualquer um possa imaginar. Foram meses de preparação, de ensaios, dedicação, para que tudo estivesse pronto e alinhado para nossa participação”, celebra.

“A partir de agora, a coreografia passa a ser repertório do Município, por contar a história da cana na cidade. Conquistamos esse pódio e levaremos essa premiação com muito amor para nossa cidade”

Giovana explica ainda que a coreografia está ligada à imigração germânica de Luiza Alves. “Além disso, uma parte muito importante é que toda produção artística da coreografia conta com uma pesquisa na etnia alemã, relacionada à cultura luizalvense, para que o trabalho não seja apenas uma coreografia, mas sim, uma narrativa artística que conta e valoriza a história local, dos imigrantes da nossa cidade. A partir de agora, a coreografia passa a ser repertório do Município, por contar a história da cana na cidade. Conquistamos esse pódio e levaremos essa premiação com muito amor para nossa cidade”, enaltece a profissional.

Essa foi a primeira vez que o Ballet AECLA, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Cultura de Luiz Alves, foi aprovado para o palco principal com uma dança em grupo, participando da Mostra Competitiva. Cerca de cinco mil coreografias foram inscritas, e em média, trezentas e cinquenta concorreram com os bailarinos luizalvenses para o palco principal, em uma das categorias mais disputadas e que mais cresceu nos últimos anos. Apenas seis foram selecionadas.

Para o secretário de Esportes e Cultura de Luiz Alves, Henrique Lemke, “o Ballet AECLA entra para história com esse resultado e coroa um trabalho de 13 anos! A mensuração do legado social e educacional é notável e palpável em todos os alunos que já passaram pela modalidade e, este resultado competitivo, no maior evento de dança do mundo é a consolidação de um trabalho sólido e responsável. Isso prova que temos em nosso quadro profissionais que estão entre os melhores do Brasil, colocando o ballet luizalvense na mesma prateleira e nos deixando imensamente orgulhosos”.


No Festival o Ballet AECLA já foi campeão no dueto popular sênior (2018), segundo lugar no dueto popular sênior (2019), vice-campeão na categoria Conjunto Infantil (2021), terceiro lugar no Solo Contemporâneo Infantil (2021) e terceiro lugar no Dueto Sênior (2021). Em 2019, o grupo também participou com coreografias em palcos abertos, enriquecendo a programação do maior festival de danças do Brasil.

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville reúne artistas de 25 estados, de 17 à 29 de julho, além de países como Estados Unidos, França e Paraguai. O evento é considerado pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo por conta do grande número de participantes. Neste ano, a 40ª edição do evento conta com mais de 13 mil dançarinos passando pelos palcos até 29 de julho. Foram mais de 4.600 coreografias inscritas e mais de 700 grupos participando da edição 2023.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você