14.5 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Guarda-vidas de Balneário Piçarras se destacam no 22°Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Ouça a Matéria

Dois guarda-vidas que atuam na orla de Balneário Piçarras foram destaque no 22°Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático – disputado entre os dias 9 e 11 nas cidades de Itajaí e Itapema. Fabiano Fernandes de Campos e Guilherme Milim Ricardo conquistaram cinco medalhas e ajudaram o estado a conquistar o título.

Fabiano ganhou o ouro nos 50 metros Resgate de Manequim e Resgate com Lifebelt. Conquistou também o bronze nos 50 metros Resgate de Manequime e no Run Swin Run (corre nada corre). Guilherme foi campeão na prova Beach Flag.

Fabiano é natural de Curitiba. Ele é guarda-vidas desde 2016e e está indo para sua oitava temporada em Balneário Piçarras. Ele também tem passagem em Portugal, onde atuou na Praia Costa da Caparica, em 2019. Guilherme é natural de Joinville e chega a sua décima primeira temporada nas areias piçarrenses.

Eles auxiliaram diretamente o estado a sagrar-se campeão do 22° Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático Desportivo (Sobrasa Rescue 2023). Em 2022, SC foi campeã na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.

Esse é o 7° título nacional da modalidade

A delegação catarinense, com mais de 90 integrantes, foi formada a partir de dois campeonatos catarinenses: de praia, em maio, em Itapema; e de piscina, em setembro, em Lages. Além de seletivas estaduais, abertas ao número aproximado de 2.000 guarda-vidas militares e civis.

Mais de 370 atletas, de 23 equipes do Brasil e da Argentina, disputaram as provas de piscina e de praia, que simularam salvamentos. Os guarda-vidas de Santa Catarina, mais uma vez, brilharam e conquistaram o 7° título nacional da modalidade.

Os atletas venceram o campeonato brasileiro na categoria Open, ficando à frente das equipes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Na classificação geral, Santa Catarina conquistou o primeiro lugar do campeonato, sendo que os Estados do Paraná e do Rio de Janeiro ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Atualmente, Santa Catarina é o maior vencedor da modalidade, com 7 títulos nas 22 edições disputadas. Além da integração entre os guarda-vidas dos estados brasileiros e dos municípios de Santa Catarina, o evento visa o fomento do salvamento aquático desportivo, a preparação dos guarda-vidas para o início da maior Operação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Operação Veraneio, e, por consequência, a maior missão: a redução do número de mortes por afogamento em Santa Catarina.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você