20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Jornal do Comércio vence categoria Melhor Site no 24º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Foto, Cassiano Ferraz
Ouça a Matéria

O Jornal do Comércio conquistou o prêmio de Jornalismo On-line com Melhor Site, no 24º Prêmio da Associação de Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) de Jornalismo. A condecoração ocorreu mediante nota máxima após criteriosa análise técnica do corpo de jurados, que verificou ainda outros 24 portais de todas as regiões de Santa Catarina. O JC ainda foi finalista na categoria Jornalismo Impresso/Apresentação Gráfica e Editorial, figurando entre os cinco do estado.

“Buscamos criar um conceito de design digital mais moderno e realmente inclusivo”

FELIPE FRANCO
FOTO, MAFALDA PRESS // JANA MAFALDA // ANTÔNIO MAFALDA

Arquitetura do site, uso de ferramentas, distribuição dos conteúdos em editorias, atualização e a qualidade do conteúdo foram analisados pelos jurados. Na categoria vencida pelo www.jornaljc.com.br, outros dez portais alcançaram média para fase final. Os campeões foram revelados durante cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 13, em Florianópolis, no Lira Tênis Clube.

O anúncio foi feito pelo mestre de cerimônia, jornalista e deputado estadual, Mário Motta. “Estreia no concurso com nota máxima: 30 pontos em 30 pontos disputados”, pontuou ele, convidando a proprietária do veículo, Miriam Bieging, e o jornalista responsável, Felipe Franco, a receberem o troféu da categoria. O novo portal do JC foi lançado no ano passado, com execução da proposta virtual pelo jornalista Guilherme Venâncio.

“Estreia no concurso com nota máxima: 30 pontos em 30 pontos disputados”

MÁRIO MOTTA

O portal, lançado no início do ano passado, apresenta vertentes de acessibilidade, com leitor de texto e tradutor em libras. “Buscamos criar um conceito de design digital mais moderno e realmente inclusivo. Além disso, nosso conteúdo cria uma ramificação de informações como forma de ampliar a navegação, interagindo ainda com outras redes sociais – favorecendo a amplitude do jornalismo”, comenta o jornalista Felipe Franco. O portal também busca a valorização fotográfica e do conteúdo jornalístico escrito, com uso frequente de aspas e produção própria.

No Jornalismo On-line, o concurso ainda possuía a categoria matéria jornalística em Multimidia – a qual o JC não se inscreveu. A somatória das duas categorias resulta ao portal o Troféu Pena de Ouro, Prata ou Bronze. Os jurados foram Alexandre Lenzi (UFSC), André Luiz Vailati  (UNIVALI), Clóvis Geyer (UFSC), Fabiana Piccinin (UFSC), Gonzalo Pereira (ACI), Helena Cerquiz Santos Neto (UNISUL), Ildo Francisco Golfetto (UFSC) e Marcelo Barcelos (UFSC).

A 24ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, que foi parte da programação do 49º Congresso Estadual da Adjori/SC, teve o patrocínio da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Sistema Ocesc/Sescoop, Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Romitex da Suita Sistemas.

O encontro contou com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa, do SEBRAE Santa Catarina e da Rede Unique TV.

Jornal do Comércio também se destaca com versão impressa

Circulando semanalmente há 34 anos – celebrados em 15 de dezembro – o Jornal do Comércio também foi um dos cinco finalistas entre 28 jornais que participaram da categoria Jornalismo Impresso/Apresentação Gráfica e Editorial. A nota recebida pelo JC rendeu a Moção Honrosa do Prêmio.

O cerimonialista Mário Motta destacou que “a categoria apresentação gráfica ganhou maior peso no concurso jornalístico. Além do projeto gráfico, são avaliados também o conteúdo editorial e a regularidade do conjunto da obra”. A edição impressa do Jornal do Comércio circula sempre aos sábados.

“A categoria apresentação gráfica ganhou maior peso no concurso jornalístico. Além do projeto gráfico, são avaliados também o conteúdo editorial e a regularidade do conjunto da obra”

MÁRIO MOTTA

“Vejo como de extrema importância a participação de veículos e profissionais, que com seu suor diário, profissionalismo e intelecto tornaram o 24ª Prêmio Adjori/SC de Jornalismo possível. Ele reforça, sobretudo, a importância do jornalismo dito de interior. Eu observo o resultado deste evento não como a definição de campeões ou vencidos. Eu vejo como um exercício de estímulo a nunca baixar a régua da qualidade. A régua do profissionalismo e sobretudo da ética que norteia o pilar dessa profissão tão importante para o cumprimento da basilar democracia”, finaliza Felipe Franco.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você