26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Jovem tradicionalista de Barra Velha vence competição nacional da tradição gaúcha

Ouça a Matéria

O final de semana foi de vitória para o tradicionalista barra-velhense, Alan Willian Rosa. Ele venceu o 19º Concurso Nacional de Prendas e Peões, organizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Como Peão adulto, ele venceu os adversários de outros estados e agora representará a principal entidade da cultura gaúcha nos próximos dois anos.

Muitos conhecem a dança gaúcha, o rodeio de laço comprido, mas ainda existem muitas outras formas de você cultivar essa tradição, seja declamando poesia, contando causos, fazendo um artesanato”

ALAN WILLIAN ROSA

“É um tipo de competição ainda desconhecido aqui no litoral Norte. Muitos conhecem a dança gaúcha, o rodeio de laço comprido, mas ainda existem muitas outras formas de você cultivar essa tradição, seja declamando poesia, contando causos, fazendo um artesanato. E esse concurso vem para reunir todas essas habilidades em uma pessoa só”, explicou o jovem campeão de 28 anos.

O concurso nacional de prendas e peões reúne adeptos da cultura gaúcha para competir em uma série de provas e o objetivo é escolher os peões e prendas tradicionalista mais completos em cinco categorias: mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú. Além da prova escrita, Alan precisou passar por provas artísticas, campeiras, culinária e também no desenvolvimento de projetos culturais, pesquisas históricas e sua vivência tradicionalista.

Catarinense de nascimento, mas gaúcho de coração, Alan Rosa representa o CTG Esteio da Tradição, localizado no bairro Escalvado, em Barra Velha. Iniciou no tradicionalismo aos 7 anos através dos cursos de dança da Academia Estilo Serrano, a qual é um dos instrutores atualmente. No final de setembro ele foi escolhido pelo MTG/SC – entidade máxima da cultura gaúcha no estado – para representar Santa Catarina na disputa nacional.

Agora, como 1º Peão Adulto da CBTG e Diretor Jovem, sua missão é auxiliar a entidade no desenvolvimento de projetos que abracem o jovem tradicionalista e disseminem a cultura Brasil a fora. “Estou ansioso para começar a trabalhar com toda gestão e poder trocar conhecimento com os tradicionalistas do nosso país. Que possamos manter viva essa chama da tradição gaúcha, os princípios e o respeito que o meio exige”, finalizou Alan.

Durante o Congresso Nacional da Tradição Gaúcha, estiveram presentes as delegações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além dos anfitriões, Rio Grande do Sul.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você