20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Lobo-marinho-sul-americano é resgatado em Praia de Penha

Ouça a Matéria

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univali – Unidade Penha resgatou um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) na Praia da Faceira, em Penha. O resgate ocorreu no último dia 11, porém, nesta terça-feira, 21 a equipe comunicou que o animal respondeu aos tratamentos iniciais após ter sido localizado em estado crítico de saúde.

“O lobinho segue respondendo bem ao tratamento, está ativo, responsivo e se alimentando sozinho”

FOTOS, UNIVALI-PENHA

“Devido as condições de saúde, o pinípede foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali Penha, onde está recebendo o tratamento adequado. De acordo com as avaliações feitas pela equipe de médicos veterinários, é um animal juvenil do sexo masculino, estava debilitado, magro e cansado, apresentava lesões de pele e com a temperatura corporal baixa”, detalhou a equipe, em postagem.

A rápida resposta no atendimento ao animal permitiram que seu quadro clínico evoluísse. “O lobinho segue respondendo bem ao tratamento, está ativo, responsivo e se alimentando sozinho”, reforçou o comunicado oficial. As possíveis causas para a lesão de pele estão sendo investigadas.

A Praia da Faceira fica entre a Ponta do Vigia e a Praia Grande. Segundo o professor e historiador local, Eduardo Bajara, a origem do nome do pequeno balneário provém da “Dona Faceira, uma senhora uma senhora que tinha uma casa de pousada ali. Ela sempre ia lá pra Praia Grande tirar marisco, goiá e búzios, e levava as crianças, que deixava ali naquela piscina natural onde tem a cachoeira. Daí, o povo começou a dizer que ali era a Praia da Faceira, pois sempre encontravam ela ali, com as crianças”.

ACIONE A UNIVALI-PENHA

O surgimento de animais marinhos é bastante comum no litoral catarinense. Por conta disso, a equipe reforça que “é importante seguir as orientações ao encontrar animais marinhos”, tais como não se aproximar, alimentar ou tocar nos animais e não tentar socorrê-los. O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias das 8h30 às 17h30 pelo 0800 642 3341 – seja para animais vivos ou mortos, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo @Ibamagov, para as atividades da @Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você