Mais de mil pessoas participaram neste domingo, 4, da 8ª Jornada Ecológica Escoteira da Costa Verde ao Mar – que teve a cidade de Balneário Piçarras como sede. De cunho educativo ambiental, lombinhos, escoteiros, sênior/pioneiros, pais e equipes de apoio desbravaram a cidade.
“Foi um grande evento e que mostrou a força do escotismo catarinense”, narrou um dos chefes do grupo Baden Powell, Paulo Vieira. As caminhadas foram divididas pelos três níveis da ordem: Lobinho(6,5km), Escoteiro (14km) e Sênior/Pioneiro (17km) – oscilando entre o mar e o campo.
Estiverem presentes, ao todo, 1.117 pessoas, entre 223 lobinhos, 267 escoteiros, 107 seniores, 31 pioneiros, 198 chefes e 291 pais de apoio e parceiros. Durante o trajeto, os escoteiros conheceram o trabalho da Polícia Militar Ambiental (PMA), da ONG SelvAge e também do Centro de Compostagem do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras.
Na Central de Compostagem, do Instituto do Meio Ambiente (IMP), os grupos de escoteiros, de 11 a 14 anos, e sênior, de 15 a 17, aprenderam sobre o processo de produção de adubo com resíduos orgânicos, como a utilização de galhos, folhas e restos de alimentos. Os grupos também fizeram placas de conscientização ambiente, fixadas na orla da praia – em trecho da orla limpo por eles.
O evento teve a parceria da Prefeitura de Balneário Piçarras, da OAB, PMA, Ong SelvAge, Santer e é uma realização do Distrito Costa Verde e Mar, Litoral e Montanhas, grupos associados a União dos Escoteiros do Brasil.