23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Navegantes concorre a certificação internacional por trabalho de preservação da restinga

Ouça a Matéria

O Governo Municipal de Navegantes trabalha, desde março, na busca por uma certificação internacional que poderá colocar a cidade em um seleto grupo de sustentabilidade internacional: o Programa Awards & Certification, da organização holandesa Green Destinations (TOP 100).

Navegantes participa com o projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.

Resultado será divulgado no mês que vem

A Conferência Green Destinations 2023 acontecerá de 8 a 10 de outubro, em Tallinn, na Estônia. Na ocasião, será divulgado o resultado dos 100 melhores destinos em todo o mundo.

A iniciativa navegantina tem uma equipe formada pelas secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além da parceria com o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local).

O Programa DEL Turismo já conquistou cases de sucesso com outras cidades catarinenses, a exemplo de Bombinhas, Treze Tílias, Orleans e Itá, sendo reconhecidas internacionalmente. A pretensão é fazer com o que Navegantes também entre nesse grupo seleto de gestão turística sustentável.

Recuperação vai ao encontro de TAC assinado com o MPSC

Recuperação da Orla

O município tem boas chances de conseguir a certificação diante da preservação da orla de sua praia, que iniciou com o processo de retirada das construções em áreas não edificantes e substituição das plantas exóticas por vegetação nativa, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado em novembro de 2002 com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Desde então, o município vem executando a recuperação ambiental da área de preservação permanente, por meio de projetos que ajudaram a conter a compactação da areia e trazer de volta a vegetação nativa fixadora e reformulação das dunas na orla — o que contribuiu em conter o avanço do mar — com grande sucesso no Centro, além de colocação de passarelas ecológicas que evitam a degradação da vegetação e dunas, com foco na sustentabilidade.

O que é Green Destinations?

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. O Programa de Certificação ‘Awards & Certification’ está dentro dos serviços da organização e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você