23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Nova empresa assume o término da ponte sobre o Rio Itajuba

O contrato foi formalizado no último dia 5, com a J.A.S Construtora – após a empreiteira inicialmente contratada desistir dos trabalhos

Foto, Felipe Franco
Ouça a Matéria

Uma nova empresa foi contratada para concluir a construção da obra da ponte sobre o Rio Itajuba, em Barra Velha. O contrato foi formalizado no último dia 5, com a J.A.S Construtora – após a empreiteira inicialmente contratada desistir dos trabalhos – que, contratualmente, tem até 5 de dezembro para finalizar a estrutura.

“As obras seguem na etapa final do aterro das cabeceiras da ponte de Itajuba. Se o tempo permitir, em breve começa a pavimentação asfáltica, para o término da tão importante e esperada obra”, afirmou o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL), em postagem feita na quarta-feira, 17.

Ponte começou a ser construída em outubro de 2021 – Foto, Felipe Franco / JC

A contratação da nova empresa ocorreu no processo de ‘dispensa de licitação’, com o objetivo da “contratação de remanescente de obra para construção da nova ponte sobre o Rio Itajuba, obra contempla ponte, pavimentação asfáltica, iluminação, incluindo o fornecimento de material e mão de obra”.

Conforme relatório de pagamentos, disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Barra Velha, a empresa que abandonou a obra recebeu um total de R$ 3.385.978,08 pelos serviços executados. A obra começou em 8 de outubro de 2021, com prazo de conclusão para julho.

A nova ponte terá 32 metros de comprimento e 18 de largura – comportando a pista de rolamento com 9 metros de largura, uma ciclovia com 2,4 metros de largura e dois passeios laterais de 2,4 metros de largura.

A ponte foi interditada e demolida após pedido em ação civil pública do Ministério Público, acatada pelo juízo da Comarca – por conta da situação estrutural crítica da única ponte que liga Itajuba ao Centro.

COMPLEXO

Douglas acrescentou que, além da ponte, seu entorno receberá “um do complexo pesqueiro da localidade, onde vai ter o mercado do Peixe, ciclovias, passarelas para pedestres, iluminação e mirantes. Vai ser revitalizado todo local.”

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você