18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Parque Linear: “Projeto fantástico e que vai levar mais qualidade de vida para o Itacolomi”

Prefeito de Balneário Piçarras reuniu vereadores e alto escalão do Governo para detalhar o projeto que será desenvolvido na Avenida José Temístocles de Macedo, no setor Norte

Ouça a Matéria

O projeto do Parque Linear da Avenida José Temístocles de Macedo – que será idealizado entre à Rua Canto do Sol até o limite com município de Barra Velha, no bairro Itacolomi – foi detalhado pelo prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB) em reunião com vereadores e secretários municipais nesta segunda-feira, 4. Orçada em R$ 15,2 milhões, o Governo Municipal realiza o processo de contratação da empresa executora no próximo dia 20.

“Impulsionará o desenvolvimento econômico da cidade, criando novas oportunidades turísticas e fortalecendo nossa infraestrutura”

TIAGO BALTT (MDB)

“Reunião ampliada no gabinete com vereadores e secretários para apresentação do projeto completo da urbanização da Orla Norte. Projeto fantástico e que vai levar mais qualidade de vida para o Itacolomi”, definiu o gestor municipal sobre o conceito estrutural elaborado pela Secretaria de Planejamento. “Impulsionará o desenvolvimento econômico da cidade, criando novas oportunidades turísticas e fortalecendo nossa infraestrutura”, acrescentou.

O trecho da avenida beira-mar piçarrense será completamente renovado, com áreas destinadas a caminhadas, ciclovia, espaços pet, parques infantis, quiosques, paisagismo e uma área dedicada a eventos – fortalecendo a experiência frente ao oceano. As obras incluirão a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e paver, instalação de postes de iluminação pública e a construção de decks em madeira ao longo de 1,2 quilômetro.

“Sempre fazemos cidades pensando nos carros, mas o ser humano tem que estar no topo da pirâmide. O projeto foi desenvolvido pensando nisso. Esse é um formato totalmente diferente do já implantando atualmente ao longo da orla. Estamos criando um Parque Linear, muito mais amplo, acessível e inclusivo, que favorece a utilização máxima do espaço frente mar – e não exclusivamente o atrativo natural do oceano. É um grande equipamento turístico”, enaltece o secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto, reforçando que o projeto possui o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (Dots).


O segundo trecho da orla Norte foi aberto no início de 2021.O local era coberto por mato e não permitia o acesso seguro a moradores e banhistas. Na sequência, a Prefeitura fez a terraplanagem dessa extensão, instalou iluminação pública e procedeu com a formulação do novo projeto de urbanização. O prefeito destacou que a largura da orla norte permitiu a criação de um projeto repleto de amenidades e melhorias.


O processo de licitação será deflagrado no dia 20. O edital tem valor inicial de precisos R$ 15.253.238,98 – valor que provém do Fundo de Manutenção da Praia de Piçarras (Fumpra). O processo de seleção será na modalidade de concorrência. A construção deverá ser concluída dentro de um prazo de seis meses após a emissão da ordem de serviço.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você