21.1 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Penha ativa abrigo emergencial para famílias atingidas pelos alagamentos

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Penha ativou neste sábado, 7, o Abrigo Emergencial para acolher a população atingida pelas chuvas. Nos próximos dias os moradores podem procurar o Ginásio Sebastião João de Souza (Rua Avelino J Reis, nº 280) que possui toda a estrutura necessária para abrigar quem precisa.

Além de banheiros e chuveiros disponíveis, o local também possui colchões, cobertores, alimentação, itens de higiene pessoal e espaço para os animais dos moradores atingidos. O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, reforça que todas as equipes estão mobilizadas caso necessário e preparadas para situações de emergência por meio do Grupo Integrado de Ação Coordenada, o GRAC.

Abrigo foi instalado no ginásio do centro da cidade

“Temos o GRAC em alerta, uma vez que a previsão é de muita instabilidade, com retorno dos temporais, chuva pontualmente intensa e volumosa. O grupo é composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) e representantes da sociedade civil organizada, e seguimos alinhados e preparados para qualquer eventualidade”, pontua o prefeito.

As equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do whatsapp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345-1001. O telefone da Prefeitura Municipal (47) 3345-0200 também está disponível para ligações e WhatsApp.

GRAC se reuniu na tarde deste sábado

LIMPEZA E LONAS DISPONÍVEIS

Na manhã deste sábado a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos realizou a limpeza de entulhos e sujeira na Prainha de São Miguel. Além disso, lonas estão disponíveis para a população. Para solicitar, basta entrar em contato pelo WhatsApp ou ligação através do (47) 3345-0200.

PREFEITURA DE PENHA SEGUE EM ALERTA DIANTE DAS FORTES CHUVAS

A Prefeitura de Penha continua em alerta e em monitoramento diante das fortes chuvas que atingiram o município neste sábado, 7, e com a previsão para o domingo, 8 –  segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Na tarde deste sábado, 7, uma nova reunião do Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC) alinha novas estratégias para situações emergência.

Até o momento, Penha recebeu mais de 120mm de água, registrando alguns alagamentos pontuais e duas áreas de risco de deslizamento: Quilombo e Praia de São Miguel, segundo alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Recebemos um relatório que aponta as duas áreas de risco, com 32 pessoas e 8 moradias que estão no perímetro. Por isso, iremos interditar os acessos e notificar todas os moradores da área, dando a opção do abrigo para manter a segurança dessas pessoas”, finaliza Aquiles.

GRAC

O grupo é composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) e representantes da sociedade civil organizada.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você