21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Prefeito de Penha não concorda com dados do Censo 2022: “iremos contestar formalmente”

“Se compararmos com 2021, nossos números regrediram 1%. Não creio que tenha havido afinco necessário do IBGE”

Ouça a Matéria

“Infelizmente, esses números não condizem com o momento atual de Penha. Nossa cidade tem algo entre 40 mil à 50 mil habitantes”, afirma o prefeito, Aquiles da Costa (MDB) – categorizando que irá recorrer do número populacional do Censo Demográfico de 2022 – divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo instituto, Penha tem 33.664 moradores – número esse que Aquiles irá questionar.

“Nossa cidade está em franca expansão imobiliária. Os números da Educação e da Saúde dão sustentação para o crescimento e contrariam diretamente essa margem de apenas 33% num período de 12 anos. Iremos contestar formalmente”, complementou Aquiles. No Censo 2010, o IBGE contabilizou 25.141 moradores em Penha, resultando em 33,90% de crescimento no Censo 2022 – a 31ª maior evolução do Estado.

Não creio que tenha havido afinco necessário do IBGE, em diversos quesitos – desde publicidade até o trabalho de campo – para que o recenseamento fosse executado com perfeição”

AQUILES DA COSTA, PREFEITO

A Secretaria de Saúde de Penha informou que em seus cadastros há 40 mil pessoas. No Ministério da Saúde, esse número sobe para 49 mil.  “Mais um claro exemplo de que a contagem do IBGE não condiz com a população de Penha, situação essa que pode criar uma conjuntura econômica para um cenário de desmotivação – totalmente contrário ao que estamos vivendo nesse momento”, analisou Aquiles, que buscará a Justiça caso os dados não sejam revisados.

O prefeito ainda compara os dados recém-divulgados, nesta quarta-feira, 28, com a estimativa populacional de 2021 – quando o instituto atribuiu à Penha 34.022 habitantes. “Se compararmos com 2021, nossos números regrediram 1%. Não creio que tenha havido afinco necessário do IBGE, em diversos quesitos – desde publicidade até o trabalho de campo – para que o recenseamento fosse executado com perfeição”, encerrou.

Com 7.609.601 moradores, 21,8% a mais que a população recenseada em 2010, Santa Catarina é o segundo estado que mais cresceu no país nos últimos 12 anos conforme o Censo Demográfico 2022. A população representa 3,75% das 203 milhões de pessoas recenseadas no Brasil e passa a ser a 10ª do país, ultrapassando o estado do Maranhão.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
População de Barra Velha é a sétima que mais cresceu no Brasil, aponta o IBGE
9 meses atrás

[…] Prefeito de Penha não concorda com dados do Censo 2022: “iremos contestar formalmente” […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você