Em sua rede social, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB) lançou uma enquete: um concurso para escolher um novo nome à Ilha Feia. Na postagem, o chefe do Executivo acredita que a beleza do local não faz jus ao nome histórico e solicita a opinião das pessoas sobre uma possível mudança. “Sempre me questionei por qual razão a nossa ilha ficou conhecida como Ilha Feia”, escreveu Aquiles.
Na postagem, que já tem mais de 200 comentários, o prefeito afirma pensar em um concurso para um novo nome ao local. “Então me dei conta que podemos mudar isso, que tal se a Prefeitura promover um concurso para escolher um novo nome para nossa ilha?”, questiona ele, adjetivando o local por suas belezas naturais que “é capaz de tocar na alma de quem já teve a oportunidade de provar e apreciar”.
Os comentários sobre a temático estão divididos. Em uma opinião, um internauta diz achar “legal a iniciativa, porém acho que devemos manter nossas raízes. Mas poderíamos fazer algo para valorizar ainda mais nossa ilha linda! Que tem este nome por não possuir nem uma praia, e nem um ponto de desembarque. Assim como a Ilhas Itacolomi. Mas, concordo, que o nome não combina”. Ativo nas redes, Aquiles respondeu ao seguidor.
“Sim, independente de mudar o nome ou não (acho que deve mudar sim) mas isso vamos ouvir melhor as pessoas e decidir com a maioria, independente disso, vamos fazer uma infraestrutura capaz de permitir um acesso melhor, desembarque e trilhas ecológicas”. O nome de Feia foi atribuído à Ilha por conta de suas características de ausência de praia e difícil acesso. Há nativos que citam que o nome também teria sido dado como forma de afugentar a visitação – como forma de preservar o local.
POSSE SOBRE A ILHA
No ano passado, o secretário municipal de Planejamento de Penha, Maurílio Duarte, pediu uma posição da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia. A SPU atestou: a ilha é de Penha. Um ofício foi enviado ao município, confirmando, com base em mapas municipais liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ligação com Penha.
A medição com base no Google aponta distância de 1,3 quilômetros da ponta da Bacia da Vovó até a ilha; já em Balneário Piçarras, saindo da faixa de areia central, a distância não fica em menos de 3,8 quilômetros. Já as Ilhas Itacolomi ficam a 6,50 quilômetros de Penha, e 6,76 quilômetros de Balneário Piçarras, uma diferença de distância pequena, mas ainda geograficamente mais próximas de Penha.
Outro fato histórico é que, até 2 de abril de 1987, o casal Alírio e Maria Batista Cordeiro Pinto, de Penha, e Francisco Canziani, de Itajaí, eram os virtuais “donos” da ilha, que tem 71 mil m² e está, obviamente, em áreas de Marinha. Eles repassaram a cessão da ilha para Luiz Gonzaga Leal Scherer.