23.1 C
Piçarras
sexta-feira 9 de maio de 2025


Prefeito de São João do Itaperiú decreta situação de emergência após microexplosão

Governo informou que “está realizando uma força tarefa para reparar os danos causados pela forte tempestade que destruiu parte da cidade”

Ouça a Matéria

O prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato (MDB), decretou, no final da manhã desta segunda-feira, 27, situação de emergência após a microexplosão que deixou um rastro de destruição no município. O documento, com validade de 30 dias, busca agilizar a resposta do poder público no trabalho de recuperação da cidade. Os bairros mais afetados foram o Centro e Toca.

Prefeito formaliza o decreto de emergência – Foto, Divulgação / Prefeitura SJI

Em nota, o Governo Municipal informou que “está realizando uma força tarefa para reparar os danos causados pela forte tempestade que destruiu parte da cidade na tarde de ontem, dia 26”. A Defesa Civil Municipal confirmou que houve registros de famílias desabrigadas, mas que foram direcionadas para casas de familiares. Não houve vítimas graves da tempestade.

Equipes foram divididas para retirar os escombros, desobstruir as vias e atender as demandas das famílias afetadas. De acordo com o prefeito Clézio José Fortunato, servidores trabalham no fichamento de moradores e residências atingidas. O relatório é necessário para anexar junto à Defesa Civil e embasar o decreto de situação de emergência.

Clézio comenta as primeiras ações de recuperação

O Governo do Estado já sinalizou e deve enviar hoje materiais como kits de higiene e limpeza, além de telhas, cestas básicas e colchões. A distribuição será feita de acordo com os registros da Defesa Civil e Assistência Social. O fornecimento de energia elétrica já está sendo normalizado aos poucos.

O atendimento na Prefeitura e demais secretarias municipais para demais assuntos está suspenso nas próximas 72h. Todos os servidores estão atuando no reparo e atendimento à famílias atingidas. As aulas na Rede Pública também estão suspensas nesta terça-feira, 28 de fevereiro.

Profissionais da Epagri realizam o levantamento do prejuízo obtido pelos agricultores para traçar estratégias de recuperação, como o acionamento de programas assistenciais do Governo Federal. A Defesa Civil de Santa Catarina apresentou relatório em revelou ventos de 108km/ causados pelo fenômeno chamado por microexplosão.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
Prejuízos na agricultura devem chegar aos R$ 10 milhões
2 anos atrás

[…] Já o levantamento das demais residências ou comércios está sendo feito pela Defesa Civil MiCaso o morador atingido ainda não tenha recebido uma visita oficial, deve solicitar através do contato (47) 99782-0010. Nesta segunda-feira, 27, Clézio também decretou situação de emergência na cidade, documento que tem validade de 30 dias… […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você