O Governo Municipal de Balneário Piçarras confirmou que espargidor de pimenta (spray de pimenta), sob tutela da secretaria de Segurança Pública, Paulo Debatin, foi acionado na manhã desta terça-feira, 14, dentro do prédio da Prefeitura. O fato foi relatado como um acionamento acidental durante trabalho de mudança de materiais para a nova sede da Secretaria. Funcionários relatam outra situação.
“Durante a manipulação dos equipamentos de segurança, o espargidor de pimenta foi acionado acidentalmente, expelindo uma pequena quantidade do conteúdo. Os funcionários foram orientados a se retirar do prédio até que o ambiente estivesse livre da pimenta, retornando ao trabalho cerca de 20 minutos depois”, confirmou a nota oficial do Governo.
Além dos funcionários, contribuintes que buscavam por atendimentos nos guichês da Secretaria da Fazenda precisaram sair diante do forte odor. O incidente ocorreu dentro da sala do Patrimônio Público, onde estavam os equipamentos da Secretaria de Segurança Pública. Paulo lamentou o ocorrido e prometeu adotar novo protocolo de manipulação.
A versão oficial do Governo foi refutada por servidor público que fez contato com a reportagem. Segundo servidor, o secretário teria testado o spray e o produto se espalhou pelo prédio. Algumas pessoas passaram mal, cogitando inclusive o acionamento da Polícia Militar – que não se concretizou.
NOTA OFICIAL
Nesta terça-feira, 14, por volta das 11h, houve um incidente no prédio da prefeitura com um espargidor de pimenta, sob tutela da secretaria de Segurança Pública. O secretário Paulo Debatin estava retirando materiais de trabalho da prefeitura para encaminhar à futura sede da Segurança Pública, em um imóvel locado nas proximidades do paço municipal. Durante a manipulação dos equipamentos de segurança, o espargidor de pimenta foi acionado acidentalmente, expelindo uma pequena quantidade do conteúdo. Os funcionários foram orientados a se retirar do prédio até que o ambiente estivesse livre da pimenta, retornando ao trabalho cerca de 20 minutos depois. O secretário Paulo lamenta o ocorrido e prometeu adotar novas medidas de segurança para a manipulação de objetos relacionados à secretaria.
*Matéria atualizada às 16h19 desta terça-feira, 14