25.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Previsão indica temporais com chuva intensa e volumosa a partir da noite desta segunda

Ouça a Matéria

A partir do final da noite desta segunda-feira, 27, e madrugada de terça-feira, 28, a chuva ganha força nas áreas do centro-leste do estado, em especial nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, podendo provocar volumes elevados de precipitação em um curto período de tempo.

O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores. A chuva persiste até às primeiras horas do dia na quarta-feira, 29.

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, serra do Planalto Sul e as áreas ao sul do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul e Alto Vale, os acumulados somam de 70 a 130 mm. Nas demais regiões, entre o Grande Oeste e norte de Santa Catarina, os valores acumulam apenas entre 20 e 40 mm.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Nesta segunda-feira, 27, a maior parte dos rios catarinenses apresenta níveis de normalidade, devido ao final de semana mais seco no estado. Os rios que ainda seguem acima da normalidade, porém em recessão, e em níveis de atenção estão na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, e em níveis de emergência na bacia do Rio Canoas, na região do Planalto Sul.

Devido à previsão de chuva intensa, que pode ocorrer em curto período de tempo, o risco é ALTO para ocorrência de inundações, e MUITO ALTO para alagamentos e enxurradas nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul, principalmente as áreas próximas a Serra, onde o tempo de resposta dos rios é rápida, ou seja, apresentam elevação brusca. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você