14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Santa Catarina terá grande volume de chuva na próxima semana

A closeup shot of a window on a rainy day, raindrops rolling down the window
Ouça a Matéria

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu novo aviso meteorológico neste domingo, 9, alertando que entre a noite de terça, 11, e quinta-feira, 13, o estado “terá chuva intensa, persistente e volumosa, e isso se deve a uma área de baixa pressão atmosférica que posteriormente dá origem a um ciclone extratropical no mar e favorece a intensificação das chuvas”.


“O objetivo do Aviso é preparar os municípios e a população de cada região sobre o que está previsto no modelo meteorológico para que, caso necessário, consigam tomar medidas preventivas”, pontua nota oficial emitida pelo Governo do Estado.

As chuvas se mantém persistentes ao longo da quarta-feira, 12, variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul Litoral Sul, mas durante a noite as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Grande Oeste podem ocorrer chuvas intensas e os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm.

Até o momento, os pontos de maior atenção são no Litoral Sul e no Planalto Sul. Para quinta-feira, 13, são esperados volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, acumulados que podem ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você