O município de São Joaquim, na Serra Catarinense, trabalha em um arrojado projeto turístico para construção da “Rua ais sinuosa do mundo”. Nesta quinta-feira, 1º de junho, o município realizou a primeira etapa do processo licitatório para obra que busca retirar o título da cidade norte-americana de São Francisco, onde está a famosa Lombard Street.
“São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, apresenta agora um ousadíssimo projeto que irá retirar este título da Califórnia, se tornando a Rua mais sinuosa do mundo e na área central da cidade”, detalha nota do Governo Municipal. A obra foi projetada com 10 curvas, duas a mais que a lendária via do estado da Califórnia.
A obra também terá um imponente mirante para a cidade, balanço infinito, pergolado, uma nova escadaria para pedestres, fonte de água e o mais arrojado projeto paisagístico já realizado em São Joaquim. “A rua sinuosa vai ser de grande valor turístico para São Joaquim e para a Serra Catarinense, onde vamos ter a rua mais sinuosa do mundo contando com 10 curvas”, afirmou o prefeito, Giovani Nunes.
A Rua Sinuosa irá tomar o espaço onde antes era uma escadaria em um local, conhecida como Belvedere. “Durante a descida da rua, as pessoas poderão fazer o uso de uma escadaria para uma caminhada e descida de veículos. Ter um monumento Eu Amo São Joaquim, um balanço infinito, um pergolado, enfim, vai ter áreas de descanso e também vamos ter uma fonte com área para fotos”, acrescentou
Após a conclusão, o município espera acionar o Guinness Book em busca do primeiro recorde mundial para a Serra Catarinense: a Rua mais sinuosa do mundo. “Então realmente, esta rua sinuosa vai ser um grande marco para o turismo de São Joaquim, vamos ter realmente um equipamento turístico para as pessoas passarem e aproveitarem cada vez mais a cidade. Sabemos que temos várias belezas naturais, mas nada como ter um atrativo na cidade. Agora com essa envergadura e com essa grande mídia, vamos entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes como a rua mais sinuosa do mundo que vai deixar de ser na Califórnia e passará a ser em São Joaquim”, encerrou o prefeito.
O edital, que foi relançado após o desinteresse de empresas no certame realizado em 2022, partiu com valores na casa de R$ 3.750.498,84. O processo está em fase recursal e deve ter sua homologação oficializada nas próximas semanas.