A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves realizou ns quinta-feira, 9, o lançamento de três projetos para o município: Minha Horta, Cultivando Saúde e a mascote oficiais para as ações ambientais.
MINHA HORTA
O projeto “Minha Horta”, que tem o objetivo de estimular e implantar hortas domésticas, proporcionando alimentação nutritiva e saudável por meio de orientações técnicas de produção e consumo de hortaliças.
O projeto piloto foi realizado na região do Bairro Rio do Peixe e Rio Novo, onde quatorze famílias participaram, com resultados satisfatórios. A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma reunião com todo o grupo, passou diversas orientações técnicas e dicas para dar início à produção. Cada casa foi visitada, para que o projeto pudesse ser adaptado para a realidade de cada família. No próximo ano a secretaria irá iniciar novos grupos e a população deve se manter atenta às redes sociais do Governo Municipal para mais informações.
PROJETO CULTIVANDO SAÚDE
O grande lançamento da tarde foi o Projeto “Cultivando Saúde”, uma ação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Ele tem seu principal objetivo de cultivar plantas medicinais e nutracêuticas, de forma totalmente orgânica, pois nenhum componente químico foi utilizado no cultivo das plantas. Desde o início somente compostagem orgânica foi colocada na terra.
Os canteiros foram preparados no Horto Florestal Municipal e diversos tipos de plantas já estão sendo colhidas, como hortelã-menta, funcho, poejo, malva, erva-cidreira, capim-limão, alecrim, orégano, entre outros.
Nesta primeira fase do projeto, as ervas para chás, infusões e temperos estão sendo destinadas para as escolas municipais e centros de educação infantil e estão sendo ofertados para as crianças e adolescentes, para que criem o hábito e introduzam esta bebida tão rica em nutrientes e ativos em sua rotina. A nutricionista da Secretaria de Educação está realizando treinamentos com todas as merendeiras escolares, para que façam o manejo correto dos itens recebidos.
Em breve, as Unidades Básicas de Saúde também irão contar com as infusões disponíveis para consumo no local, promovendo saúde, hidratação e qualidade de vida.
“A ideia de execução do projeto iniciou há dois anos. Visitamos outros Municípios que possuíam projetos parecidos e notamos que nenhum deles empregava tecnologia no plantio, então iniciamos o nosso projeto com os testes de cultivo, incluindo tecnologia desde o primeiro passo e nos surpreendemos com o resultado tão rápido. A planta também responde bem quando o trabalho é feito com carinho e amor”, destaca o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ronivandro Edson Piccini.
MASCOTE OFICIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Durante o evento promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, também foi lançado a mascote oficial das ações de educação ambiental do Município. Eleito por votação popular em 2023, o pássaro Tangará foi eleito o animal que representaria Luiz Alves e nesta quinta-feira, a mascote foi apresentado ao público e passará a fazer parte das ações de diversas secretarias municipais.