21.1 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Setembro começa com virada no tempo em SC: temporais, chuva frequente, intensa e volumosa

Ouça a Matéria

O mês de setembro chega com mudanças no tempo em Santa Catarina. A partir da tarde da próxima sexta-feira, 1º de setembro, há previsão de chuva intensa e temporais, começando pelo Grande Oeste, se estendendo para as demais áreas de divisa com o Rio Grande do Sul no decorrer da tarde e para o restante do estado entre a noite e a madrugada de sábado, 2.

Essa condição de instabilidade no tempo se prolonga até a noite de segunda-feira, 4, atingindo todas as regiões do estado. Durante este período, Santa Catarina ficará sob influência de uma frente fria, que se forma e avança pelo Sul do Brasil, e de sistemas de baixa pressão que se formam no Paraguai e se deslocam para o mar. Toda essa instabilidade ainda é reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.

Nestes dias, a chuva ocorre de forma frequente com forte intensidade por alguns momentos e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, deixando o risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e também aos temporais com destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica.

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, os modelos de previsão do tempo indicam volumes acumulados superiores a 100 mm para áreas do Grande Oeste e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul neste período. Para as demais regiões, são esperados volumes entre 50 e 75 mm, em média mas pontualmente podem ser ainda maiores.

AVISOS E ALERTAS DA DEFESA CIVIL

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número dos Bombeiros Militares ou 190 para a Polícia Militar.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você