23 C
Piçarras
domingo 23 de junho de 2024


Seu Didico é o personagem central de mais um painel do projeto “Retratos da Nossa Gente”

Seu Didico: Devoção e Fé no Divino da Penha: “É um dos nomes que manteve viva a tradição e a religiosa fé no Espírito Santo muito presentes em Penha”

Ouça a Matéria

João Roberto Flores, o popular Seu Didico, é o personagem central do décimo primeiro painel do rico projeto cultural penhense “Retratos da Nossa Gente”, da Fundação de Cultura de Penha Picucho Santos. “Seu Didico: Devoção e Fé no Divino da Penha” é uma justa homenagem a uma das figuras mais tradicionais da secular Festa do Divino Espírito Santo penhense.

“Era membro ativo da Festa”, define Bajara

“Seu Didico, mesmo com idade avançada, era membro ativo da Festa, participando das procissões, das novenas e dos festejos. É um dos nomes que manteve viva a tradição e a religiosa fé no Espírito Santo muito presentes em Penha. Esse mural é apenas um muito obrigado a ele, à sua família”, comentou o superintendente da Fundação, Eduardo Bajara.

O rosto de Seu Didico está sendo levado à parede pelas mãos do artista plástico artista plástico, Isaac Moraes – no mural da galeria anexa à Caixa Econômica Federal. “Seu Didico nos deixou ano passado, semanas após participar de mais uma edição da Festa. Sua face de fé era um dos pontos altos do evento”, recorda-se Bajara.

Penha perdeu Seu Didico na manhã de 17 de julho de 2022. Aos 88 anos, ele foi vítima de um ataque do miocárdio fulminante. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Penha, após inúmeras mensagens pessoais de apoio – além das homenagens que tomaram as redes sociais. Católico e devoto do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora das Penha, seu Didico participou ativamente das últimas celebrações do Divino de Penha.

Seu Didico participou de algumas visitas da Bandeira do Divino, em 2022 – Foto, Felipe Franco

O projeto, que prevê um total de 20 painéis, se torna parte integrante da Rota Cultural de Penha. “Essa sequência de murais pela cidade de Penha fará parte de um roteiro artístico, potencializando o perfil dessa cidade”, completa Isaac. A técnica de pintura utilizada por Isaac é chamada de ‘Grid’, muito antiga e utilizada por grandes mestres da arte, como por exemplo, Leonardo Da Vinci.

“Eu enquanto artista, vivenciando e executando muitas técnicas. Masterizei esse estilo que gosto de chamar de ‘Realismo Natural’, pois a tinta que utilizo é extraída da própria terra. Ampliando a reflexão de quem se depara com essas manifestações artísticas. Arte do pó da terra”, detalha o artista.

COMO OS PERSONAGENS SÃO ESCOLHIDOS?

Bajara acrescenta que “antes de tudo, deve-se entender como é o processo da escolha da pessoa que estará retratada no painel. Mapeamos algumas famílias importantes da história da cidade, com ‘viés cultural’, ou seja, com legado através de seus serviços prestados para a cultura de Penha. Das famílias mapeadas, elegemos um representante para estampar o painel artístico, e espera-se que todos os seus familiares, parentes e amigos se sintam homenageados por este. As pessoas retratadas nos painéis não são anunciadas com antecedência. É sempre uma nova surpresa a cada painel confeccionado, e medimos a apreciação e vislumbração dos parentes e amigos durante a pintura. Um povo sem história está fadado ao esquecimento. Com esse projeto, mantemos nossa história viva e criamos um Roteiro Cultural – que pode ser explorado para fins turísticos e pedagógicos” finaliza.

QUEM JÁ ESTÁ NOS PAINÉIS?

DICO DO AMÂNCIO: Pescador de Versos (Avenida Eugênio Krause n° 4064), MILTON FONSECA: Tenente Expedicionário (Avenida São João n° 1054), PICUCHO SANTOS: Folião dos Versos (Avenida São João n° 1054), BEATA SOUZA: Benzedeira (Avenida São João n° 1054), BENEDITO DE JESUS: Urso do Mar (Avenida São João n° 1054), PESCA ARTESANAL: Heróis do Mar )Rua Capitão Galdino n° 100), CAPITÃO AVELINO: Guardião do Natal dos Pretos  (Rua João Manoel de Souza n° 370), SEU QUININHO: O Mestre da Praia  (Rua Ivo Silveira n° 100), ZÉ DA PONTE: O Mestre do Comércio (Rua Ivo Silveira n° 100), DONA PEPA: Parteira, professora e comerciante (Rua Arno Becker) e SEU ÉCA: Mestre da Prainha (Rua Arno Becker) já formam o roteiro.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você