A Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras entrega nesta sexta-feira, 6, em cerimônia às 9h no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, 23 triciclos a trabalhadores do setor de reciclados. Batizado por ‘Bike Social’, a proposta central tem por objetivo substituir as tradicionais carroças de tração animal e melhorar as condições de vida dos trabalhadores.
“Um projeto que tem diversos benefícios, atuando diretamente em melhores condições de trabalhado das famílias que atuam na coleta dos reciclados, pois facilitará a locomoção dos trabalhadores, e também vai abolir o uso das carroças tracionadas por cavalos – valorizando a causa animal”, pontua o secretário da pasta, Dorval Vieira.
A escolha dos contemplados levou em conta uma série de fatores: mapeamento de famílias recicladoras, busca ativa de trabalhadores da área e entrevistas com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz. Esses dois bairros concentram a maior parte das famílias que trabalham com material reciclado.
Foram propostas que as bikes fossem destinadas a 4 grupos: famílias que utilizam transporte com tração animal; famílias que coletam materiais recicláveis e são atendidas pelos Cras; famílias monoparentais, chefiadas por mulheres que têm como profissão a reciclagem; e, por último, famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).
“Atualmente, nossa cidade possui territórios com grande incidência de trabalhadores que coletam materiais recicláveis, com maior ocorrência no bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz”, reforçou o secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rogério Peninha (MDB), no valor de R$ 200 mil. A prefeitura entrou com uma contrapartida de cerca de 10 mil reais e comprou os triciclos por meio de processo licitatório.