19.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de julho de 2024


Trabalhadores que atuam com reciclados terão triciclo para realizarem a coleta

Equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e fazem parte do projeto Bike Social

Ouça a Matéria

A Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras entrega nesta sexta-feira, 6, em cerimônia às 9h no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, 23 triciclos a trabalhadores do setor de reciclados. Batizado por ‘Bike Social’, a proposta central tem por objetivo substituir as tradicionais carroças de tração animal e melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

“Um projeto que tem diversos benefícios, atuando diretamente em melhores condições de trabalhado das famílias que atuam na coleta dos reciclados, pois facilitará a locomoção dos trabalhadores, e também vai abolir o uso das carroças tracionadas por cavalos – valorizando a causa animal”, pontua o secretário da pasta, Dorval Vieira.

““Um projeto que tem diversos benefícios” (FOTO, FELIPE FRANCO)

A escolha dos contemplados levou em conta uma série de fatores: mapeamento de famílias recicladoras, busca ativa de trabalhadores da área e entrevistas com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz. Esses dois bairros concentram a maior parte das famílias que trabalham com material reciclado.

Foram propostas que as bikes fossem destinadas a 4 grupos: famílias que utilizam transporte com tração animal; famílias que coletam materiais recicláveis e são atendidas pelos Cras; famílias monoparentais, chefiadas por mulheres que têm como profissão a reciclagem; e, por último, famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Triciclo que será entregue às famílias

“Atualmente, nossa cidade possui territórios com grande incidência de trabalhadores que coletam materiais recicláveis, com maior ocorrência no bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz”, reforçou o secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rogério Peninha (MDB), no valor de R$ 200 mil. A prefeitura entrou com uma contrapartida de cerca de 10 mil reais e comprou os triciclos por meio de processo licitatório.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você