17.8 C
Piçarras
sábado 25 de maio de 2024


Trânsito sobre a ponte do Rio Itajuba é liberado

“Hoje a Ponte de Itajuba está liberada para trafegar! Hoje é dia de dar muitos passos para frente! Muito obrigado a todos!”, postou o prefeito

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

O trânsito sobre a nova ponte do Rio Itajuba, em Barra Velha, foi liberado na manhã desta sexta-feira, 2 – após a empreiteira responsável pelo término da obra realizar o asfaltamento das cabeceiras e sinalização viária, permitindo segurança no tráfego até o término da obra.

Trânsito foi liberado nas primeiras horas da manhã desta sexta – Foto, Felipe Franco / JC

“Teve quem duvidasse! Teve quem criticasse! Teve quem trabalhou! Teve quem brincou com a situação! Teve aquele que persistiu e nunca deixou de acreditar! Teve aquele que esperou e ficou atento a cada movimento! Teve aquele que abraçou a causa e nunca desanimou! Hoje é um dia de superação! Hoje a Ponte de Itajuba está liberada para trafegar! Hoje é dia de dar muitos passos para frente! Muito obrigado a todos!”, postou o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL), que acompanhou a liberação do trânsito.

A nova ponte tem 32 metros de comprimento e 18 de largura, comportando a pista de rolamento com 9 metros de largura, uma ciclovia com 2,4 metros de largura e dois passeios laterais de 2,4 metros de largura. As obras ainda não terminaram.

O prefeito acrescentou que, além da ponte, seu entorno receberá “um do complexo pesqueiro da localidade, onde vai ter o mercado do Peixe, ciclovias, passarelas para pedestres, iluminação e mirantes. Vai ser revitalizado todo local.”

A antiga estrutura foi interditada pela justiça, em 2020, por conta de suas condições precárias e a omissão do poder público em promover ações de reparo – que motivaram o Ministério Público do Estado (MP/SC) a ingressar com ação civil pública. A situação motivou Douglas a demolir a estrutura, assim que assumiu a gestão.

PONTE SERÁ BATIZADA

Tramita na Câmara de Vereadores de Barra Velha projeto de lei que denomina a nova estrutura de Ponte Vice-prefeito Arthur Fagundes. “Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um grande cidadão e político barravelhense, que por muitos anos serviu à coletividade do município, em especial ao bairro de Itajuba, tendo ocupado os cargos de Vice-Prefeito e Prefeito em exercício no quadriênio de 1993-1996. Foi uma pessoa do bem, de conduta exemplar, merecedora da justa homenagem que com esta denominação os Poderes executivo e Legislativo prestam à sua memória”, disse Douglas, na mensagem explicativa do projeto.

Arthur Fagundes faleceu em 2008

O projeto atende indicação feita pelo vereador Levi João Freitas (Republicanos) – com assinatura de todos os demais – em que solicitou ao prefeito o envio do projeto “como tributo de justa homenagem”. Arthur Fagundes morreu em 2 de janeiro de 2008.

NOVA EMPRESA

Uma nova empresa precisou ser contratada para concluir a construção da obra da ponte sobre o Rio Itajuba, em Barra Velha. O contrato foi formalizado no último dia 5, com a J.A.S Construtora – após a empreiteira inicialmente contratada desistir dos trabalhos.

Conforme relatório de pagamentos, disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Barra Velha, a empresa que abandonou a obra recebeu um total de R$ 3.385.978,08 pelos serviços executados. A obra começou em 8 de outubro de 2021, com prazo de conclusão para julho de 2022.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você