14.5 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Verão: Fundema de Barra Velha flagra abusos de desrespeito às normais ambientais

Ouça a Matéria

A equipe de fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha vem registrando uma série de flagrantes em desrespeito as legislações ambientais. Em um dos casos, o motorista de um caminhão estacionou o veículo dentro da restinga da Praia da Península – onde estava praticamente acampado.

O flagrante ocorreu na região entre o mar e a Laguna de Barra Velha, dia 26. Na ocasião, os fiscais orientaram pela retirada imediata. Nesta quinta-feira, 28, a equipe regressou ao local e a determinação havia sido cumprida.

“O nosso objetivo não é pecuniário, não é multar, não é enriquecer o caixa da Fundema com isso. Nosso objetivo é orientar para mostrar às pessoas que a vegetação de restinga tem uma extrema importância”

“O nosso objetivo não é pecuniário, não é multar, não é enriquecer o caixa da Fundema com isso. Nosso objetivo é orientar para mostrar às pessoas que a vegetação de restinga tem uma extrema importância e ela precisa ser preservada – queimadas, o estacionamento irregular, até mesmo pisotear em cima”, disse o presidente da Fundema, Kaiann Barentin.

Em outras situações, os fiscais da Fundema flagraram um veículo circulando pela restinga da praia da Península. Moradores em situação de rua, que estavam em uma construção de madeira em região de proteção ambiental, foram orientados a deixar o local. Além disso, flagrantes de descarte irregular de lixo e fogueiras foram registrados.

O presidente da Fundema pontua que o trabalho seguirá.  Ele enfatiza que a intenção não é multar, mas orientar para o cumprimento das normas ambientais. “Estamos atentos e atuantes na fiscalização ambiental em Barra Velha. Nosso objetivo é orientar e notificar, buscando a colaboração de todos para um ambiente mais sustentável”, afirmou.

“Mesmo no período de recesso, como nós estamos agora, a Fundema tem uma equipe que foi escalada especialmente para se revezar e manter a operação de fiscalização nessa temporada. Então nós temos os nossos fiscais que se revezam para uma operação que eu chamo de orientação”, finalizou Kaiann.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você