18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


AECLA é novamente aprovada para o palco principal do Festival de Dança de Joinville

Ouça a Matéria

A Associação Esportiva e Cultural Luiz Alves (AECLA) está novamente confirmada para a Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville, que chega a sua 41ª edição. O grupo luizalvense foi aprovado com a coreografia Bänkentanz Im Bananerland (na tradução, Dança dos Bancos na Terra das Bananas) para o gênero Danças Populares Internacionais – Conjunto Infantil, marcando presença no principal palco do evento. O grupo ainda teve uma segunda coreografia selecionada para o Festival da Sapatilha.

“Me sinto muito orgulhosa, feliz e realizada com mais um ano passando para a competição do palco principal no maior festival de dança do mudo.  Este ano foi a vez da categoria Meia Ponta, gênero Danças Populares Internacionais”, celebra a coreógrafa do grupo, Giovana Hostert. Para a coreografia, são 35 bailarinos, crianças de 10 a 13 anos, e que sobem ao palco do Juarez Machado dia 24 de julho, às 14h.

AECLA na apresentação do ano passado, que rendeu o bronze

A obra coreográfica foi desenvolvida por Giovana e Mariana Martini dos Santos. “Essa coreografia foi inspirada na cultura do cultivo da banana em nossa cidade que é motivo de orgulho e também é comemorada com a Festa Nacional da Cachaça, juntamente com a Festa Nacional da Banana”, acrescenta Giovana. A coreografia recebeu dos jurados a nota de 8,67.

Giovana acrescenta que Bänkentanz Im Bananerland “é uma coreografia germânica que mostra artisticamente o manuseio da banana nos galpões com a força feminina no schuhplattler que é uma dança masculina, que nós trouxemos para corpos femininos mostrarem a força da mulher nos campos e nos negócios”. Daqui, até a data do evento, a coreógrafa promete que “o trabalho será dobrado para todos esses bailarinos”.

A intensidade nos treinos busca voltar ao pódio, como ocorreu no ano passado, quando a “Zuckerrohrernte – Colheita da Cana” trouxe o bronze na categoria Danças Populares Internacionais – Conjunto Junior. “Sonhamos sim com mais uma premiação, estamos aos poucos conquistando um sonho com a participação em Joinville. Estar lá com duas coreografias competindo, para nossa realidade, é muito grandioso. Levaremos este ano para Joinville 70 bailarinos que vão representar lindamente Luiz Alves. O fato de ser selecionado já é uma grande conquista”, reforça Giovana.

Isso porque, a coreografia “Congada Fé Cristã e Pagã que Canta e Dança” foi selecionada para o Festival da Sapatilha. Na categoria Junior, Gênero Danças Populares Brasileiras, bailarinas de 14 à 17 anos sobem ao palco dia 23 de julho.

No Festival a AECLA já foi campeão no dueto Popular Sênior (2018), segundo lugar no Dueto Popular Sênior (2019), vice-campeão na categoria Conjunto Infantil (2021), terceiro lugar no Solo Contemporâneo Infantil (2021), terceiro lugar no Dueto Sênior (2021) e terceiro na Danças Populares Internacionais – Conjunto Júnior (2023). Em 2019, o grupo também participou com coreografias em palcos abertos, enriquecendo a programação do maior festival de danças do Brasil.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você