33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Após fortes chuvas, Penha ativa GRAC para monitoramento da cidade

Ouça a Matéria

Dados da Defesa Civil de Santa Catarina pontuam que a cidade de Penha recebeu um volume de chuva nas últimas 24h na casa dos 64 milímetros. O Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC) foi ativado pelo Governo Municipal e está monitorando a cidade – em associação aos alertas da Defesa Civil.

Na manhã desta quarta-feira, 3, as equipes estão em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). O GRAC é composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e representantes da sociedade civil organizada.

“Nós estamos na rua monitorando toda a cidade. O nível do rio Iriri estar bem alto e a previsão é de mais chuvas”, frisou o secretário de Governo e responsável pela Defesa Civil Municipal, Junior Mafra. “Toda a população que precisar de ajuda de auxílio, entre em contato conosco e a gente vai até o local para averiguar” reforçou ele.

Os números em caso de emergência são 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do WhatsApp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345.1001. O número da Prefeitura Municipal também segue à disposição através do (47) 3345.0200.

Segundo a Defesa Civil, a famosa lestada – velha conhecida de quem mora no litoral de SC – é responsável pela chuva persistente e volumosa dos últimos dias. Ela deve cessar no fim do dia de hoje (3). “No decorrer desta quarta-feira (03) a lestada mantém a condição de chuva mais intensa no litoral e Baixo Vale do Itajaí , com risco de alagamentos. Na quinta e sexta-feira (04 e 05) o efeito lestada diminui e o fim de semana promete sol e calor para todo o estado.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você