25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Balneário Piçarras conta a própria história em novo livro de Iliane Fleith

Ouça a Matéria

A escritora piçarrense, Iliane Fleith, iniciou a distribuição gratuita e dirigida de sua mais recente obra: “A história de Balneário Piçarras contada por ela mesma para crianças”. O livro escrito e ilustrado pela nativa resgata as décadas do balneário que já foi Penha, Pissarras e Piçarras.

“A história é narrada por Piçarras mesma, a própria cidade conta a sua história. É contada de uma maneira resumida, com uma linguagem simples e de fácil entendimento para o pequeno leitor e para o leitor mais idoso também, já que a contrapartida do projeto é a entrega para os idosos da Associação Perpétuo Socorro”, explica Iliane.

A obra está sendo distribuída nas bibliotecas das escolas municipais e particulares, na biblioteca pública, aos alunos dos 5º e 4º anos das escolas municipais e, “como falei anteriormente, as idosas da Associação Perpétuo Socorro. A obra não estará à venda, só distribuída conforme a proposta do projeto”, ressalta a escritora.

São 16 páginas e foram impressos 1000 exemplares. A obra possui por fundamentação histórica o livro do escritor penhense, Cláudio Bersi de Souza: “Piçarras de todos os tempos”. “E em fatos que eu mesma e minha família lembram que aconteceram”, acrescenta Iliane, uma vez que sua família tem ligação direta com a política local.

“Esse livro teve uma intenção: homenagear o meu pai, Francisco Leopoldo Fleith, como o primeiro prefeito nomeado, e o meu irmão, Ivo Álvaro Fleith, eleito 7 vezes vereador e uma vez vice-prefeito da nossa cidade. Ambos já falecidos. E também homenagear a nossa cidade que completou 60 anos de emancipação”, acrescenta Iliane.

“Esse livro teve uma intenção: homenagear o meu pai, Francisco Leopoldo Fleith, como o primeiro prefeito nomeado, e o meu irmão, Ivo Álvaro Fleith”

ILIANE FLEITH

Como medida de acessibilidade, a história também é contada em um áudio livro por meio da leitura de um QR Code na contracapa do livro – que irá redirecionar para o YouTube. “Esse livro soma texto, imagens e conhecimento, dando a oportunidade do pequeno leitor conhecer a história do seu município, por meio da leitura”, finaliza a piçarrense.

O livro foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo e da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você