O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) confirmou para o próximo dia 14 – data em que o município celebra 61 anos de emancipação – a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul para a Temporada 2024/2025. O evento ocorre às 9h, na ainda denominada Praça das Baleias.
O evento marca o sétimo ano consecutivo em que a cidade recebe a certificação internacional, “reconhecendo o compromisso com a qualidade ambiental e o turismo sustentável”, define o Governo Municipal. A certificação abrange 85% da orla de Balneário Piçarras, totalizando 5,7 quilômetros de praia, desde o limite com Barra Velha até o Molhe Central.
“Este reconhecimento reflete os esforços contínuos da administração municipal em atender aos critérios exigidos pelo programa, incluindo investimentos em acessibilidade, manutenção da qualidade da água e iniciativas de educação ambiental”, acrescenta nota oficial da atual gestão.
Durante a temporada do Bandeira Azul, diversas atividades serão promovidas para engajar a população e os visitantes: Guardiões da Bandeira (ações de educação ambiental destinadas a crianças de 6 a 12 anos nos trechos certificados), Projeto Golfinho (parceria com o Corpo de Bombeiros para promover a educação ambiental), Educação Ambiental Inclusiva (atividades realizadas na APAE de Balneário Piçarras) e a Praça da Acessibilidade (Inauguração com atividades inclusivas na Praça das Baleias e distribuição de mudas).
Além disso, serão realizadas análises semanais da qualidade da água e disponibilizada estrutura de acessibilidade até fevereiro.
A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade.
Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade e comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água.