24.1 C
Piçarras
segunda-feira 15 de abril de 2024


Balneário Piçarras: organizações sem fins lucrativos assinam termo de fomento

Ouça a Matéria

Cinco entidades sem fins lucrativos assinaram nesta sexta-feira, 23, o termo de fomento financeiro da Prefeitura de Balneário Piçarras. Cada um receberá o investimento de R$ 52.560 mil reais provenientes do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

Os beneficiários serão a Ong SelvAge Mata Atlântica, a Nascendo Chegue e Abrace, a Associação Caminhar Juntos, o Grupo Escoteiro Baden Powell e a Associação Assistencial Perpétuo Socorro. As organizações da sociedade civil ofertam atividades benéficas para a juventude do município há anos.

Cada um receberá o investimento de R$ 52.560,00

A Associação Caminhar Juntos promove ações voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade, com oficinas no contraturno escolar que incluem aulas de instrumentos musicais. “Como associação sem fins lucrativos, uma dificuldade que nós temos é conseguir recursos o suficiente para cumprir com a carga trabalhista dos colaboradores. O recurso vai suprir parte do salário dos funcionários e dos prestadores de serviço”, destacou a presidente, Elisabeth Joos Blanck.

A Nascendo, Chegue e Abrace conta com 44 voluntárias que confeccionam enxovais para recém-nascidos. O trabalho conta com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, que efetuam visitas domiciliares em toda a cidade. “Vamos garantir a aquisição de matéria prima para fornecer às voluntárias, que são senhoras que fazem os enxovais, como a lã, linhas e agulhas”, explicou a responsável, Nancy Álvares Caetano Moisés.

A Associação Assistencial Perpétuo Socorro também vai investir na aquisição de materiais de costura e itens essenciais para recém-nascidos e crianças, que serão utilizados em projetos assistenciais. “Iremos utilizar o recurso nos projetos Meninas Bordadeiras, que ensina meninas a bordar, fazer crochê e tricô, e no Projeto Maternidade Responsável, que entrega enxovais para os bebês”, afirma Sonia Regina Spolti Reis, que comanda a associação.

 O Grupo Escoteiro Baden Powell foi recebido pelo governo municipal em 2023 e efetua atividades que enfatizam os princípios de disciplina e valores com crianças e adolescentes. Em 2024, uma parceria foi firmada com a Secretaria de Educação para a indicação de 30 alunos entre 6 anos e meio e 17 anos da Rede Municipal de Ensino para integrar o grupo. “O recurso será investido no projeto que estamos desenvolvendo para essas crianças, com ações de civismo, aventura, desenvolvimento manuais, uniformes, compra de equipamentos”, esclarece o presidente, Luiz Eduardo Ilkiu Vidal.

A SelvAge Mata Atlântica desenvolve projetos de conscientização ambiental, como trilhas ecológicas e oficinas. “Esse recurso vai ser essencial para fazer a compra de uniformes, equipamentos e contratações”, afirmou a responsável, Patrícia Cuadrado Escudero.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você