O mar agitado dos últimos dias resultou na queda parcial do deck da orla norte da Praia de Balneário Piçarras – em um trecho de aproximadamente 100 metros ao lado do Molhe Norte (descida da Avenida Getúlio Vargas). Em nota, a Prefeitura de Balneário Piçarras informou que vai efetuar a contratação de empresa terceirizada para recuperar o trecho.
De acordo com o auto de constatação da Defesa Civil Municipal, emitido na última sexta-feira, 6, foram registradas rajadas de vento, entre 60 e 75 km/h, além de ondas de sul com picos de 2 metros de altura em alto mar. As ondas tocaram a região estrutural do deck – já abalado por ressacas anteriores – que colapsou parcialmente.
O documento emitido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil constata o estado de emergência e autoriza contratação imediata, por meio de dispensa de licitação. A Secretaria de Obras efetuará a contratação e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é responsável pela manutenção da orla.
A situação vem sendo registrada anualmente, em especial no mês de junho à outubro, quando há maior incidência de ressacas no litoral catarinense. Em 2019, por exemplo, uma forte ressaca destruiu o calçadão e parte da avenida José Temístocles de Macedo, gerando um prejuízo na ordem de R$ 430 mil.