23.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Balneário Piçarras vence Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras recebeu, no último dia 14, o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. A condecoração decorre do trabalho “Oficinas Culturais – Para Todos em Todos os Lugares” desenvolvido desde o ano de 2021.

Balneário Piçarras foi a vencedora na categoria 1 “Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura”. O case destaca as ações da gestão municipal para levar diversas oficinas culturais a vários bairros e públicos da cidade.

“Receber esse prêmio significa reconhecimento de um trabalho contínuo que a Fundação está realizando e expandindo gradativamente em formação e em promoção de eventos culturais”, pontua a presidente da Fundação, Iria Lucia Quintino. O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer ações exitosas de gestão cultural.

Nos últimos três anos, a Fundação tem levado oficinas culturais à seis bairros por meio de seis entidades não governamentais, atendendo a um público com idades entre 5 a 80 anos – como no fortalecimento das oficinas musicais e a diversificação e a circulação de oficinas nos bairros, indo ao encontro do Plano Municipal de Cultura.

“Nossa gestão municipal está investindo em cultura e os resultados estão aparecendo a curto e médio prazo. Como por exemplo, alunos que iniciaram na banda municipal e hoje já estão sendo contratados como professor, casais que entraram por hobby em curso de artesanato e hoje estão comercializando seus artesanatos e garantindo o sustento de sua família. Quando presenciamos esses resultados, notamos quanto é importante a continuidade desses programas que a Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras está realizando”, encerrou Iria.

Em 2023, o projeto “Cultura nos Bairros” ficou em primeiro lugar na Categoria 2 “Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística”.

A premiação foi entregue durante a programação do XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você