25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Barra Velha instala três câmeras para monitorar a orla da Praia Central

Ouça a Matéria

Três câmeras foram instaladas para monitorar o fluxo de banhistas na Praia Central de Barra Velha. Elas fazem parte de um projeto-piloto de segurança nas praias, idealizado por meio de parceria entre a Prefeitura e Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC). Duas são fixas e outra possui tecnologia para girar 360° e zoom com alcance de quase um quilômetro.

“Resultando em monitoramento eficiente e em tempo real, proporcionando exatidão e otimização das informações que são, prontamente, disponibilizadas aos agentes públicos, ocasionado maior agilidade na prestação dos serviços”, pontua o coordenador do Centro de Controle Regional de Videomonitoramento, Everson Brandão. É no Centro que os equipamentos estão conectados.

Uma das câmeras possui alcance de quase 1 quilômetro

A operação iniciou no dia 22 de dezembro. A intenção é expandir o videomonitoramento de forma gradativa para as demais praias de Barra Velha. “Com muita satisfação, anuncio o início do projeto de videomonitoramento na Praia Central de Barra Velha! Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, estamos comprometidos em proporcionar maior segurança aos frequentadores durante o banho de mar e atividades esportivas. O projeto visa potencializar a ação dos Guarda-Vidas e fortalecer a prevenção, salvamento, além de contribuir para a fiscalização”, disse o prefeito, Douglas da Costa. 

O comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Barra Velha, Capitão Jonas Talaisys, destaca que o videomonitoramento potencializa a ação dos guarda-vidas, agilizando o acionamento das equipes em situações de risco identificadas pela central. Ele ressalta a versatilidade da ferramenta, capaz de auxiliar em diversos tipos de atendimento, desde a prevenção até o salvamento, e em questões como a fiscalização do uso de embarcações e ocorrências policiais na faixa de areia – além da localização de crianças perdidas.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você