26.1 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Caminhão carregado de ácido sulfônico colide na Serra da Dona Francisca

Ouça a Matéria

Um caminhão carregado de ácido sulfônico colidiu no quilômetro 14 da SC-418, na Serra da Dona Francisca, em Joinville. Por conta do derramamento do produto químico, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente – situação que deixa 80% da cidade sem água a partir desta segunda-feira, 29.

“A Prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville instalaram um Gabinete de Crise para acompanhar a situação envolvendo o vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Como primeira medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou preventivamente a captação”, informou o Governo em nota.

A medida tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e pode ocasionar interrupção no abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

O ACIDENTE
Na manhã desta segunda-feira (29) um caminhão de transporte de produto químico capotou na SC-418 (Serra Dona Francisca). A situação está sendo conduzida pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com apoio de diversos órgãos. O motorista, segundo informações preliminares, sofreu ferimentos leves.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você