“A impressão que a gente teve foi que ela saiu dali muito feliz”. A frase é do capitão e comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras, Rafael Manoel José, que na tarde desta quarta-feira, 14, junto com sua equipe, resgataram uma baleia jubarte que estava presa em uma rede de pesca nas proximidades da Ilha Feia – entre Balneário Piçarras e Penha.
“Entrei na água, mergulhei para alcançar o cabo que estava perto dela e comecei a aproximação, só que em risco, porque ela estava presa tentando se soltar. Se desse uma bobeira eu tomava uma rabada dela!”
CAPITÃO MANOEL
Contando com o apoio da Marina Píer Jet – que disponibilizou condutor (senhor Gilberto) e uma embarcação à corporação – a equipe do Corpo de Bombeiros Militar (composta pelo Capitão Manoel, Cabo Júnior e guarda-vidas Civil Voluntário Altair) obteve sucesso no resgate da baleia, que ganhou a liberdade do oceano após quase quatro horas presa à rede. Após cortarem parte da rede que estava à mostra, a equipe de resgate mergulhou na água para finalizar a soltura da baleia.
“Entrei na água, mergulhei para alcançar o cabo que estava perto dela e comecei a aproximação, só que em risco, porque ela estava presa tentando se soltar. Se desse uma bobeira eu tomava uma rabada dela! Ela quase me acertou umas duas ou três vezes. Devagarinho, fomos cortando o que conseguimos da rede, com uma tesoura sem ponta, que usamos no Atendimento Pré-Hospitalar, para não machucá-la”, contou ele, bastante emocionado com o trabalho desenvolvido nesta quarta-feira.
Ele acrescentou que “a minha presença a incomodava e, de certa forma, motivava ela a tentar se soltar. Nesse jogo de a gente tentar cortar e ela tentar se soltar, deu certo, e ela se desvencilhou. Ela estava bem machucada. Mas, deu certo. A impressão que a gente teve foi que ela saiu dali muito feliz, tanto é que ela se soltou e passou nadando faceira e se exibindo no meio dos dois barcos antes de ir embora! Parecia um gesto de agradecimento”.
O comunicado por resgate foi feito por Edson da Costa à equipe do Jornal do Comércio, que informou a situação ao capitão. Edson navegava justamente para avistar o animal e acabou flagrando a cena. “Saímos com o intuito de gravar vídeos institucionais para fortalecer o turismo aqui em Piçarras. Na primeira avistada, encontramos essa baleia, demoramos um pouco para perceber que se tratava de algo fora do normal, a baleia estava pedindo socorro, estava ofegante, ela saia da água com a cabeça, o corpo, porém sua calda estava presa. Em instantes sabíamos que se tratava de uma rede presa a sua calda, foi quando começamos a luta insensata para acharmos ajuda para a mesma”, recorda-se Edson, vibrando com o resgate.