24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


De aniversário: Ex-prefeito Neneco celebra 98 anos de vida

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

O ex-prefeito de Balneário Piçarras, Carlos Jaime de Andrade, o Neneco, celebra 98 anos de idade neste sábado, dia 2.  Conhecido como o “Pai dos Pobres”, foi uma das principais lideranças políticas da cidade entre as décadas de 80 e 90. Hoje, ainda é figura presente no cotidiano piçarrense.

Neneco, nativo da cidade, esteve como prefeito da ainda Piçarras nas gestões de 1982/1986 e de 1993/1996. Na vida política, também esteve como vereador e presidente do Poder Legislativo. Ainda traz no currículo de vida o serviço militar junto da Marinha do Brasil até 1945.

Neneco é morador nativo da cidade – Foto, Felipe Franco / JC

O neto de Neneco, Eduardo Tolentino, o Duka, enalteceu a lucidez do avô e externou felicitações pela passagem de mais uma data: “Eu gostaria de dar os parabéns para o meu avô Neneco, seu Carlos Jaime de Andrade, que muito já fez pela sociedade. Completa hoje seus 98 anos, com muita saúde, com muita paz, desejo que Deus lhe dê todas as bênçãos do mundo, continue guiando seus caminhos, lhe dando muita força, muita paz, lucidez e continue sendo essa pessoa forte”.

Duka reforçou a história política do avô e não deixou passar em branco o apelido herdado nos tempos de prefeito. “Prefeito por duas vezes da cidade de Balneário Piçarras, conhecido como o Pai dos Pobres, nativo aqui da cidade, desde a época que Piçarras ainda pertencia ao município de Penha. Possuía o comércio Andrade antigamente, com aquele mercado raiz mesmo da cidade, onde tudo se misturava na prateleira e depois ingressou na vida política, não saindo mais. Hoje completando seus 98 anos de idade, com muita saúde, com muita paz”, encerrou.

Em 2015, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras por sua contribuição direta para o desenvolvimento econômico e turístico de Balneário Piçarras. Recebeu a Comenda do Mérito “Ludgero Figueredo”. Neneco segue residindo no mesmo local: ao lado da Igreja Matriz.

Em 2010, cedeu longa entrevista do Jornal do Comércio, comandada pelo jornalista Luiz Garcia – que transformou os transcritos em um podcast publicado no YouTube. Ao JC, a entrevista rendeu quatro páginas, em que conta profundamente sua história de vida e seus passos políticos – inclusive os mais polêmicos.

Neneco é o filho mais velho de Trajano Bernadino de Andrade e Maria dos Anjos Figueredo de Andrade. Seu pai, natural de Florianópolis, chegou em Penha no ano de 1920, onde abriu um comércio pioneiro na região. Casou-se, em Penha. Da união, tiveram cinco filhos: dois importantes políticos na região, além de Carlos. O filho João Felix de Andrade, o Joca, foi o primeiro prefeito de Penha.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você