Um desenho feito pela escoteira piçarrense, Sara Dolberth (10 anos), vai se tornar Selo Postal oficial dos Correios. Ela venceu o Concurso Nacional de Desenhos Infanto-juvenil, da Associação dos Filatelistas Brasileiros (FILABRAS), que tinha o Folclore Brasileiro nacional como tema.
O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 12, durante a abertura da Exposição de Selos Desenhados por Jô Oliveira, no Centro Cultural de Balneário Piçarras. Ela escolheu desenhar o Boi de Mamão, folclore do litoral catarinense, justamente para representar seu estado. Sara mora no bairro Itacolomi.
“É tão natural ver ela desenhando, ela sempre é muito confiante e tem orgulho das suas criações, e nós também amamos como ela vem evoluindo. Eu sabia que ela tinha grande chance, pois pesquisou muito o tema e se esforçou para fazer o melhor possível. Foi realmente impressionante ela ter ganhado primeiro lugar com tão pouca idade e com traços ainda bastante infantis”, celebrou a mãe Francine Dolbert.
Sara Dolberth teve seu desenho avaliado pelo próprio artista, Jô Oliveira, que elegeu como o melhor desenho garantindo o primeiro lugar entre mais de 3 mil jovens filatelistas inscritos no Concurso Nacional de Desenho. O concurso foi idealizado para homenagear o artista postal pelos 50 anos de sua carreira.
Como prêmio máximo seu desenho vai se tornar um selo oficial emitido pelos Correios do Brasil, com uma tiragem de 100 mil selos. Sara é membro do Clube Filatélico Baden Powell e Lobinha do Grupo Escoteiro Baden Powell 154, de Balneário Piçarras. Sara coleciona selos há quase dois anos, desde que iniciou como Lobinha no Grupo Escoteiro.
EXPOSIÇÃO DE SELOS
O Centro Cultural Luiz Telles de Balneário Piçarras sedia a Exposição de Selos Desenhados, de Jô Oliveira até o dia 27 deste mês. Selos raros de autoria do artista, que pertencem à coleções particulares, poderão ser apreciados. O trabalho de pesquisa e organização é uma iniciativa do Grupo Filatélico Baden Powell de Balneário Piçarras, a convite da Associação dos Filatelistas Brasileiros (Filabras).
A curadoria da exposição foi realizada por três membros do Grupo Filatélico Baden Powell, que integram o Grupo Escoteiro Baden Powell – sediado em Balneário Piçarras – Gabriel Camargo (14 anos), Sara Dolberth (10 anos) e Ana Júlia Alves (10 anos).”Nossos escoteiros foram escolhidos para fazer essa exposição e é uma honra para eles. Selos da própria coleção particular do Jô Oliveira foram envaidecidos por ele para fazerem parte desta mostra”, destaca o chefe escoteiro e filatelista filiado à Filabras, Acir Camargo.
O grupo foi escolhido por ser pioneiro na implantação da filatelia na União dos Escoteiros do Brasil, em 2020, servindo de exemplo para grupos do outro lado do mundo. “Hoje já é copiado pela República Tcheca, a qual fornecemos elementos e troca de informações”, enfatizou o chefe Acir.
JÔ OLIVEIRA
Josimar Fernandes de Oliveira, conhecido como Jô Oliveira, é um comunicador visual famoso por criar mais de 50 selos para os Correios. Nascido em Pernambuco no ano de 1944, sua arte apresenta elementos da xilogravura, com influências do mamulengo, da arte de Mestre Vitalino e de diversas manifestações da cultura popular brasileira, principalmente as da região Nordeste, rica em informações e iconografia.
[…] LEIADesenho feito por escoteira de Balneário Piçarras vai virar Selo dos Correios* […]