26.2 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Escoteiros de Balneário Piçarras participam recuperação de restinga e preservação das corujas-buraqueiras

Ouça a Matéria

O grupo escoteiro de Balneário Piçarras, o Baden Powell 154/SC, participou de uma ação voltada a recuperar uma área degradada da restinga na orla da praia – em frente à rua São Ludgero. O trabalho, que ocorreu em parceria do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), foi desenvolvido na manhã de sábado, 16.

“Além de ser um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, as restingas exercem uma série de funções socioambientais, dentre elas a fixação de dunas litorâneas, protegendo o litoral de eventos erosivos das ondas e marés”, pontuou um dos chefes do grupo, Paulo Vieira.

Durante a ação foram plantadas espécies que normalmente se desenvolvem na orla do município, foi realizada a retirada de lixo encontrado na praia e a construção de poleiros para as coruja-buraqueira. “As corujas, por exemplo, estão presentes em grande quantidade ao longo da orla, revelando a riqueza natural do trecho”, acrescentou Wagner Figueiredo, também membro chefe dos escoteiros.

Na visão do Baden Powell, “o escotismo dá aos jovens a oportunidade de conhecer e valorizar o meio ambiente, bem como o que deve ser feito para conservá-lo. Como complemento à educação da escola e da família, o Movimento Escoteiro oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a Natureza”.

“Ar livre é o objetivo verdadeiro do Escotismo e a chave para o seu sucesso”

PAULO VIEIRA

“Ar livre é o objetivo verdadeiro do Escotismo e a chave para o seu sucesso”, encerrou Paulo. O Grupo Escoteiro Baden Powell 154/SC, está localizado na Rua Itália, n360, Balneário Piçarras, com atividades aos sábados das 14h às 17h.                     

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você