27.3 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Exposição “Ferramentas Antigas da Nossa Gente” é opção de visitação na Casa de Palmito

Ouça a Matéria

O Centro Cultural Casa de Palmito, na Praça Lauro Carneiro de Loyola, em Barra Velha, recebe durante todo o mês de março a exposição “Ferramentas Antigas da Nossa Gente”. Com visitação aberta ao público, ela está sob a responsabilidade do artesão, professor e motorista profissional, Lenilson Luiz da Silva – que revela 48 peças do seu acervo pessoal e doações de nativos moradores.

“A exposição das Ferramentas Antigas da Nossa Gente trata-se de um acervo pessoal que tem como objetivo valorizar, respeitar, referenciar e jamais esquecer quem veio antes de nós. São ferramentas e objetos antigos, devidamente adaptados para exposição, mantendo o aspecto original de cada peça. Algumas foram utilizadas por meus ancestrais, outras foram doações de amigos e conhecidos. Cada peça é única, uma não é igual a outra e todas tem muito valor cultural”, destaca Lenilson.

“Trata-se de um acervo pessoal que tem como objetivo valorizar, respeitar, referenciar e jamais esquecer quem veio antes de nós

LENILSON LUIZ DA SLVA

Estão expostas peças como máquinas de costura, chaleiras de ferro, escova de limpar peixe, serrotes e também apetrechos dos pescadores, como facões, tesoura de cortar chapa, machadinha de pedra artesanal – feita pelo próprio Lenilson – enxada, cepilho, formão, serrotes e até mesmo uma agulha de remendar rede.

Os doadores destas peças foram as repassando ao artesão no decorrer dos últimos anos. Por exemplo, há uma agulha de rede do popular e saudoso pescador João Cavalinho; uma escova de limpar peixe da Tia Nela, uma colher de pedreiro do Pedro Melo, e ainda a machadinha usada pelo também saudoso Arnoldo Pescador, pai do artesão. Há também doações de Milton Charrua, o popular Milton Carroceiro, Zé Mila, Dona Lila e João Lindolfo, do bairro Rainha, em Araquari.

O acervo estará à disposição diariamente, de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 18h.

SOBRE LENILSON
Lenilson Luiz da Silva da Silva tem 43 anos, é filho da professora Dilza Gonçalves da Silva e de Arnoldo Luiz da Silva, o Arnoldo Pescador. Possui licenciatura em pedagogia, idealizou o projeto “Liberdade na Gaiola”, é técnico e qualidade e integra o núcleo de artes da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional Acácio Borba Coelho, de Barra Velha.

Profissionalmente trabalha também como motorista da Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de câncer (Aapec), e é professor de ciências da natureza e matemática na educação escolar Quilombola, no bairro Itapocu, em Araquari. Casado com Daniela Langer, é pai de Lenilson Jr., Leonardo e pai de coração de Gustavo Langer Neis

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você