19 C
Piçarras
segunda-feira 14 de outubro de 2024


Flomar inicia sondagem da área em que será construído o Porto Park Piçarras

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

A empresa Flomar Transportes Aquaviários assinou na terça-feira, 17, o contrato para o início dos estudos de sondagem na área marítima em que será construído o Porto Park Piçarras. Nas próximas semanas, o contrato com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) também deve ser assinado, permitindo que os projetos executivos sejam protocolados para análise junto à Secretaria de Planejamento de Balneário Piçarras.

“Um projeto que nasceu há cinco anos. Começamos analisando Penha, olhando e tentando achar um local que fosse compatível com o que a gente quer, desde a ondulação da maré e uma série de outras situação para viabilizar o Porto Park. Agora, estamos esperando somente a confecção do contrato com a SPU para avançar com a análise dos projetos. Eu penso que isso vai ser um marco para Santa Catarina”, definiu o proprietário da empresa, Aldo Maciel, ao Jornal do Comércio.

“Agora, estamos esperando somente a confecção do contrato com a SPU para avançar com a análise dos projetos. Eu penso que isso vai ser um marco para Santa Catarina”

ALDO MACIEL

O trabalho de sondagem geológica é mais um passo rumo a execução do projeto. “Mais um passo rumo a execução de um projeto que abrirá muitas portas econômicas para o município de Balneário Piçarras. Por isso, é importante que abracemos esse sonho que promoverá mais de mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução e consolidação assim que for inaugurado”, completa o parlamentar Marco do Tampa (MDB), que tem mediado reuniões junto à SPU.

Aldo acrescenta que recentemente esteve em Brasília para participar da Cruise Lines International Association (CLIA), em Brasília. Na ocasião conversou com o presidente, Marcos Ferraz, detalhando o projeto e denotando clara possibilidade de incluir Balneário Piçarras na rota de navios de cruzeiro. “O Porto Park Piçarras vai ser um porto alfandegado. Hoje, nós temos em Santa Catarina só o Porto de Itajaí. Acredito que essa possa ser a grande diferença do nosso projeto”, descreveu.

Também nas próximas semanas, SPU e Flomar assinam o contrato para uso da área de marinha, cravando o valor da taxa de laudêmio. Em maio, foi assinado o termo de adesão com o Ministério dos Portos e Aeroportos que concedeu à empresa Flomar Transportes Aquaviários o direito de explorar e avançar com a implantação da Instalação Portuária de Turismo (IPTur) na ponta do Molhe Turístico Joaquim Pires, em Balneário Piçarras. Assim que obtiver a autorização para início das obras, Aldo pontua que a intenção é concluir as obras em um ano.

Conforme o documento, a empresa poder avançar no projeto e consolidar o IPTur “para fins de movimentação de passageiros, tripulantes, de bagagens e de insumos de embarcação de turismo, destinado(s) ou provenientes de transporte aquaviário”.

O Porto Park será é um Complexo Turístico composto por atividades de entretenimento, gastronômicas, shows, comércio e movimentação de passageiros, tripulantes, bagagens e insumos de embarcações de turismo, reforçando ainda mais a vocação turística da cidade, sendo tudo isso acompanhado pelo engenheiro civil, Wagner Maciel.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você