25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Gratuidade no transporte: APAE de Penha agora emite Passe Livre Intermunicipal

Ouça a Matéria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Penha conta com um novo serviço: a emissão do Passe Livre Intermunicipal. O passe livre garante a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e dos serviços de navegação interior de travessias em todo o Estado para as pessoas com deficiência – conforme estabelecido no Decreto n° 1792 de 21 de outubro de 2008. O novo serviço conta com apoio da Prefeitura de Penha.

O passe livre dá direto à gratuidade para as pessoas com deficiência física permanente ou com dificuldade de locomoção; deficiência Intelectual moderada, severa ou profunda; deficiência Visual (cegueira, baixa visão ou visão monocular); deficiência auditiva neurossensorial moderada, severa ou profunda (bilateral); transtorno do espectro autista e atraso global do desenvolvimento e pacientes renais crônicos.

A presidente da APAE de Penha, Célia Lúcia Miranda Lindner, destaca a importância do novo serviço. “Agora os nossos alunos não precisam buscar as cidades vizinhas para emissão do passe livre e isso é um avanço considerável pra nós. A Apae é referência no atendimento a pessoas com deficiência, de forma gratuita, e com essas ações seguimos avançando e fortalecendo ainda mais a instituição”, pontua.

Para realizar a emissão, basta procurar a APAE na Rua Erechim, nº 215, no Centro, com os documentos obrigatórios: cópia legível carteira de identidade – RG, cópia legível CPF, cópia legível dos documentos com CPF dos pais ou responsáveis, cópia legível do comprovante de residência, cópia legível cartão do SUS, foto 3X4 e formulário preenchido por um médico (solicitar formulário no whatsapp (47) 9 9706-2100 ou na secretária da APAE).

O município possui parcerias financeiras mensais com a APAE no montante que ultrapassam R$100 mil, contemplando 142 alunos atendidos pela instituição.  “O Governo Municipal tem uma parceria com a APAE e que mostra, na prática, o comprometimento com a inclusão social e a educação especial. Parabéns a equipe da APAE e de todo o governo pela luta diária e pelo novo serviço”, finaliza.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você