28.4 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


IMA atesta ponto impróprio e Balneário Piçarras retira Bandeira Azul temporariamente

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 5, o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. O técnico documento aponta como impróprio para banho o ponto 2 da praia de Balneário Piçarras (margem esquerda do Molhe Norte) – situação que obrigou o município a retirar a Bandeira Azul do trecho entre o Molhe e a Rua 3.750, até novo teste.

O ponto é considerado “Impróprio” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Ou, quando na última coleta o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros – situação em que se enquadrou Balneário Piçarras: o número de Escherichia coli ao lado do Molhe Norte foi de 2.187. O teste foi feito dia 3.

A Bandeira Azul do setor, conforme as regras do programa internacional que atesta a qualidade ambiental de balneários, deverá permanecer fora do mastro até que um novo teste do IMA constate o ponto como “Próprio” para banho. A próxima análise da equipe do IMA ocorrerá ao longo desta semana.

Em nota (leia na íntegra ao final da matéria), o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) pontua que o resultado negativo ocorreu por conta de “matéria orgânica proveniente da drenagem urbana” vindo ao mar “devido ao período de chuvas recorrentes desde 01 de janeiro de 2024”.

Citou ainda que realiza testes próprios de balneabilidade e que eles apresentaram resultados semelhantes ao do IMA: “durante todo o período de 2023 tivemos apenas um resultado negativo, em condição similar a desta semana [em 28.11.23], sob condições de chuva intensa”.

Bandeira Azul poderá ser hasteada assim que testes apontarem o local como Próprio – Foto, Felipe Franco

Para a temporada 2023/2024, Balneário Piçarras obteve a certificação para dois trechos. O segundo deles, chamado de Praia da Ponta do Jacques, está entre a Rua 3.750 até o limite com o município de Barra Velha – ao longo de 1.225 metros da orla. Nele, a Bandeira Azul segue tremulando.

NOTA OFICIAL IMP
Devido ao período de chuvas recorrentes desde 01 de janeiro de 2024, o IMA [Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina] registrou a condição de “Água Imprópria para Banho” em um ponto de coleta em Balneário Piçarras [Ponto 02 – em frente à Av. Getúlio Vargas – esquerda do molhe – data da coleta em 03.01.24].

A chuva influencia diretamente nos resultados das análises de balneabilidade de praias, em razão do carreamento direto de matéria orgânica proveniente da drenagem urbana. A condição de tempo de chuva permanente durante períodos longos funciona como um processo de lavação das ruas e áreas não habitadas, carregando muitos materiais orgânicos que desembocam no mar.

O próprio IMA recomenda que, independentemente de resultados de balneabilidade de praias, as pessoas evitem tomar banho de mar durante o período de 48 horas depois de ocorrência de temporais. Isso tem a ver com o processo de concentração de matéria orgânica no mar depois de períodos de chuvas e pelos efeitos que podem ser provocados por rios de grande e médio porte relativamente próximos aos locais de coleta de amostras para análise.

As análises do IMA são realizadas semanalmente e o Instituto de Meio Ambiente de Balneário Piçarras está atento aos resultados. Estamos também em alerta para os efeitos sobre a condição do Bandeira Azul porque devemos proteger nossos moradores e turistas. Por isso, a Bandeira Azul será baixada até que os resultados de balneabilidade sejam adequados à condição de uso.

Em virtude da certificação Bandeira Azul o Instituo de Meio Ambiente de Balneário Piçarras realiza seus próprios processos de monitoramento de balneabilidade e teremos nossa próxima coleta amostral em 15.01.

De forma recorrente as condições de balneabilidade das nossas praias são aferidas como “Próprias para Banho” pelo próprio IMA. Durante todo o período de 2023 tivemos apenas um resultado negativo, em condição similar a desta semana [em 28.11.23], sob condições de chuva intensa.

Tudo isso revela que o cuidado com saneamento básico em Balneário Piçarras é intenso e com resultados positivos em muitos setores de avaliação e que a balneabilidade de nossas praias é segura. Apesar disso, estamos atentos a cada detalhe das atividades de saudabilidade com a finalidade de obter Desenvolvimento Seguro para nossa cidade em qualquer tempo e a qualquer momento.

Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP)

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você