23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Luiz Alves define o tema Sabores da Colonização para a segunda edição do Circuito Gastronômico

Ouça a Matéria

Oito etnias, 10 estabelecimentos e um Circuito Gastronômico para ficar na memória. O Circuito de Luiz Alves chega à segunda edição fazendo uma homenagem aos povos que lá chegaram no passado e deixaram sua herança gastronômica e histórica. De 18 de junho a 7 de julho, a simpática cidade do Vale Europeu receberá os visitantes para conhecer e desfrutar do melhor da gastronomia local em cada um dos restaurantes participantes.

Sabores da Colonização foi o tema definido para este ano, com um sorteio que definiu aos estabelecimentos participantes qual país se inspirar para preparar o prato exclusivo para o evento. O município foi colonizado por imigrantes italianos, embora já existissem algumas poucas famílias açorianas na cidade. Logo também vieram os alemães (segundo maior em número), austríacos, belgas, poloneses e franceses. Tem-se ainda uma descoberta recente de famílias que no século passado saíram de Biguaçu (SC) e se mudaram para lá. Eram descendentes de luxemburgueses.

Com base nessas informações, foi feito um estudo de pratos mais tradicionais em cada país, ingredientes utilizados e receitas renomadas para trazer um olhar mais regionalizado, com o uso de insumos e um olhar local. Para isso, os participantes marcaram presença em capacitações, em um processo intenso de aprendizado. “O Circuito Gastronômico é o ponto final de semanas de estudo, orientação, oficinas de trabalho e conversas com foco no desenvolvimento e sustentabilidade de cada um dos estabelecimentos que se dispuseram a participar. Ganha o público que pode vivenciar uma experiência gastronômica única, mas ganha também o empreendedor, que se desenvolve e cresce”, destaca Onilia Manenti, gestora do Sebrae.

” Nosso desejo é de que toda a região se inspire e venha conhecer a nossa história, culinária e aproveitar os atrativos turísticos da cidade”

PRISCILLA ERBS

Uma consultoria especializada desenvolveu a metodologia e aplicou neste processo de cocriação do Circuito que visa fortalecer a identidade gastronômica de Luiz Alves por meio da valorização da produção local, da integração dos estabelecimentos e do turismo. Dos 10 estabelecimentos, sete são remanescentes da primeira edição. “Foi uma grande experiência em 2023 e gostaríamos de repetir agora. Nosso desejo é de que toda a região se inspire e venha conhecer a nossa história, culinária e aproveitar os atrativos turísticos da cidade. Luiz Alves tem muito o que oferecer aos visitantes e essa é, com certeza, uma boa oportunidade de apresentar as raízes de nosso povo e demonstrar como nossos antepassados ainda estão presentes em nossas tarefas cotidianas e em nossas mesas”, defende Priscilla Erbs de Freitas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade.

 Participarão desta edição estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, pizzaria, sushi, padaria e confeitaria, além de estabelecimentos especializados em comida saudável e natural. A segunda edição do Circuito Gastronômico de Luiz Alves é uma promoção do Sebrae e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O evento será nos estabelecimentos participantes de 18 de junho a 7 de julho.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você