Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) – indivíduo macho de aproximadamente 8,5 metros – encalhou na manhã desta quinta-feira, 11, na Praia de Ubatuba em São Francisco do Sul. O animal não resistiu e veio a óbito no meio da tarde.
Segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, “o animal estava severamente debilitado, com o quadro irreversível, apresentando respiração fraca, não esboçava querer nadar, além de escoriações profundas em caudal e com vários ferimentos pelo corpo”.
Seguindo as diretrizes do Plano de Ação Nacional (PAN) para Atendimento a Encalhes de Grandes Cetáceos, a equipe mobilizou os diversos parceiros da região para auxiliar na logística da operação. A Secretaria de Obras e Meio Ambiente da São Francisco do Sul deu suporte com o maquinário para tirar o jubarte da água e trazê-lo até a praia.
Agora as equipes técnicas do programa se concentram no procedimento de necropsia do animal. Serão coletadas amostras biológicas com o objetivo de identificar a possível causa do encalhe e morte. Depois de finalizada a necropsia, a carcaça do animal será enterrada na mesma praia do encalhe.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.